Sentidos do barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O que entendemos por “barroco”? Este Ciclo investiga a apropriação deste conceito, dialogando com diversas áreas do conhecimento, em diferentes contextos, e enfatizando-o na cultura brasileira.
A programação integra o Festival FranceDanse 2016 em parceria com: Institut français, Embaixada da França, Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Cooperativa Paulista de Dança e Sesc SP.
No Centro de Pesquisa e Formação do Sesc acontecerão as palestras e as conferências dançadas e no Centro de Referência da Dança as oficinas práticas de dança barroca e o grupo de estudo.
23/09, sexta
14h às 16h - BARROCO, NEOBARROCO E OUTRAS RUÍNAS
Repensando o termo barroco, contextualizando e tensionando outras leituras.
Com João Adolfo Hansen
17h às 17h30 - APRESENTAÇÃO DE VIOLINO BARROCO E CRAVO
O repertório inclui obras que exploram a formação em duo e sua combinação de timbres, desde o século XVII europeu até o século XX brasileiro.
Com Raquel Aranha e Osny Fonseca
24/09, sábado
14h às 16h - AS DANÇAS POPULARES NO BRASIL
Amálgamas, apropriações, tensões e transformações entre cultura “popular” e “erudita”.
Com Marianna Monteiro e Maria Lucia Montes
17h às 18h - CONFERÊNCIA DANÇADA 1: Primeira lição de dança e o mestre de dança
Aula prática que apresentará referências históricas e princípios técnicos básicos da dança barroca francesa.
Com Béatrice Massin, Clara Couto, Raquel Aranha, Osny Fonseca e Isabel Kanji
30/09, sexta
14h às 16h - O GESTO DANÇANTE: TERRITÓRIOS, MATRIZES, MIGRAÇÕES
Diálogos e contrastes gestuais: pensamentos sobre o corpo que revisitam os séculos XVII, XVIII e XIX, no Brasil e na França.
Com Béatrice Massin e Antonio Nóbrega
17h às 17h30 - APRESENTAÇÃO DE VIOLINO BARROCO E CRAVO
O repertório inclui obras que exploram a formação em duo e sua combinação de timbres, desde o século XVII europeu até o século XX brasileiro.
Com Raquel Aranha e Osny Fonseca
01/10, sábado
14h às 16h - A CORTE PORTUGUESA E SEUS ESPETÁCULOS NO BRASIL
Webconferência. Qual o impacto dos espetáculos da corte na (re)elaboração das representações cênicas, a partir do século XIX?
Com Rosana Marreco Orsini Brescia
Com Maristela Zamoner
17h às 18h - CONFERÊNCIA DANÇADA 2: O que nos informa a notação Beauchamp-Feuillet?
Aula prática que apresentará referências históricas e princípios técnicos básicos da dança barroca francesa.
Com Béatrice Massin, Clara Couto, Raquel Aranha, Osny Fonseca e Isabel Kanji
07/10, sexta
14h às 16h - SONORIDADES BARROCAS: UM DIÁLOGO ENTRE BRASIL E FRANÇA
É possível um diálogo entre a música apoteótica do barroco francês e a eloquente música sacra do Brasil colonial?
Com Luis Otavio Santos e Béatrice Massin
17h às 17h30 - APRESENTAÇÃO DE VIOLINO BARROCO E CRAVO
O repertório inclui obras que exploram a formação em duo e sua combinação de timbres, desde o século XVII europeu até o século XX brasileiro.
Com Raquel Aranha e Osny Fonseca
08/10, sábado
14h às 16h - O ESPAÇO BARROCO E SUAS DOBRAS
Arquiteturas que reinventam espaços e gestos. Gestos que reinventam arquiteturas e espaços.
Com Rodrigo Almeida Bastos e Percival Tirapeli
17h às 18h - CONFERÊNCIA DANÇADA: A musicalidade do espaço
Aula prática que apresentará referências históricas e princípios técnicos básicos da dança barroca francesa.
Com Béatrice Massin, Clara Couto, Raquel Aranha, Osny Fonseca e Isabel Kanji
Direção geral: Ana Teixeira.
Concepção: Ana Teixeira, Clara Couto, Osny Fonseca e Raquel Aranha.
Coordenação: Ana Teixeira, Clara Couto, Marianna Monteiro, Osny Fonseca e Raquel Aranha.
Produção: Cena Cult Produções
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Postal ilustrado do sec. XVIII com cena galante - Cascais )
Palestrantes
João Adolfo Hansen
Professor titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, membro da FAPESP e CNPQ. Tem 13 livros publicados, além de ser autor de dezenas de artigos e capítulos de livros. Recebeu os prêmios Jabuti (1990) e o Grande Premio da Crítica 2014 da APCA.
(Foto: Acervo Pessoal).
Marianna Monteiro
Atriz e professora do curso de Artes Cênicas do IA/ Unesp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Lucia Montes
Doutora em Ciência Política pela USP/ FFLCH.
(Foto: Acervo Pessoal)
Béatrice Massin
Professora, coreógrafa e especialista em dança barroca. Fundadora da Compagnie Fêtes Galantes (FR).
(Foto: Luc Barrovecchio)
Antonio Nóbrega
Nascido no Recife, começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo. Em 1992, fundou com Rosane Almeida - atriz, bailarina - o Instituto Brincante, em São Paulo. Dedica-se atualmente em escrever uma obra ensaística sobre a cultura popular brasileira.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Percival Tirapeli
Artista plástico, pesquisador e professor titular de História da Arte Brasileira na UNESP.
(Foto: Manoel Nunes)
Osny Fonseca
Cravista, regente, educador musical e dançarino barroco.
(Foto: Bruno Schultze)
Raquel Aranha
Violinista, bandolinista e Doutora em Música (UNICAMP/SP). Estudou violino barroco na Holanda e dança barroca na França, e vem se dedicando à pesquisa sobre os balés de ação de J. G. Noverre (1727-1810), e seus desdobramentos nos balés-pantomimos de Portugal, no século XVIII.
(Foto: Renata Costa)
Ana Teixeira
Artista, formada pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP e mestra em Poéticas Visuais pela mesma Universidade. Seu trabalho transita por diferentes meios, com interesse particular pelo desenho e pela arte participativa, tendo a literatura e o cinema como suas principais referências. Nos últimos anos participou de exposições e residências em diferentes partes do mundo. Ministra cursos sobre arte contemporânea e foi professora convidada da UNICAMP em 2013. Publicou os livros: Para que algo aconteça (2018), uma compilação de vinte anos de seu trabalho, com textos críticos de curadores e historiadores da arte; Minhas duas avós (infantil,2017); Cala a boca já morreu! Leitura e coleta de Textos. Silenciamento feminino no acervo da Biblioteca Mário de Andrade (2021). Vive entre Colônia, na Alemanha, e São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Rodrigo Almeida Bastos
Arquiteto urbanista, engenheiro e professor do Dep. de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
(Foto: Acervo Pessoal)
Rosana Marreco Orsini Brescia
Doutora em História e Ciências Musicais pelas universidades Sorbonne – Paris IV e Nova de Lisboa.
(Foto: Acervo Pessoal)
Clara Couto
Bailarina, educadora e mestre em História pela FFLCH/USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Isabel Kanji
Cravista, camerista e professora de piano na Emesp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Luis Otavio Santos
Violinista, maestro e doutor em Música pela UNICAMP. Coordenador do Núcleo de Música Antiga da EMESP-Tom Jobim.
(Foto: Kiko Ferrite)
Maristela Zamoner
Pesquisadora independente em dança de salão, autora de livros, publicações científicas e artigos em periódicos da mídia especializada. Pós-graduada em Educação, História e Antropologia.
(Foto: Gabriel Cecon)
Data
23/09/2016 a 08/10/2016
Dias e Horários
Sextas e Sábados, 14h às 18h
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.