Curso Presencial
Sentidos sociais para a escola privada na periferia de São Paulo
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Programa
Uma das principais desigualdades educacionais no cenário brasileiro pode ser compreendida pela separação entre escola privada para as camadas médias/ricas e escola pública para as camadas populares. Então, quais seriam os sentidos sociais dessa separação quando as escolas privadas estão na Zona Leste, região periférica de São Paulo?
A palestra apresenta esta discussão a partir da perspectiva decolonial ao pensar tais sentidos a partir dos marcadores sociais da diferença: classe e raça. Para tanto, a elaboração teórica está baseada na ocupação da região a partir da imigração, fruto das políticas de embranquecimento do final do século XIX, e da migração interna, resultado das políticas nacionalistas do governo de Getúlio Vargas após a década de 1930, para contextualizar a questão social e racial, apresentando uma proposta de sentidos sociais para o crescimento da escola privada na Zona Leste.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Adriana Dantas)
Palestrantes

Adriana Dantas
Doutora em Educação e Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Autora do livro "As escolas privadas da periferia: uma análise decolonial" Editora Intermeios/Fapesp (2021).
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
Dantas, A. S. R.. (2021). As escolas privadas da periferia: uma análise decolonial. São Paulo: Intermeios/Fapesp.
Dantas, A. S. R.. (2021). Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964). Educação e Pesquisa, 47, e227795. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227795
Data
14/03/2025 a 14/03/2025
Dias e Horários
Sexta, 10h30 às 12h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/2, até o dia 14/3.
Enquanto houver vagas.