Atividades

Lançamento da partitura e audiovisual do arranjo de Sérgio Abreu para trio de violões do opus 9 de Fernando Sor

Curso Presencial
Sérgio Abreu, Mozart e Fernando Sor: Lançamento de partitura e audiovisual

Voltar para o início Sérgio Abreu, Mozart e Fernando Sor: Lançamento de partitura e audiovisual

Programa

O opus 9 de Fernando Sor (1778-1839) é uma das obras mais tocadas e conhecidas da história do violão. Trata-se de um tema com variações baseado em Das Klinget so Herrlich, tema que está na ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Escrita por Sor numa época que o violão estava se estabelecendo como instrumento de seis cordas simples e com a afinação padrão que perdura até hoje, a peça é um exemplar da perfeição formal do classicismo musical, tornando-se emblemática pela maneira clara e precisa com que o compositor maneja o material musical, representando o repertório violonístico dentro do contexto histórico na qual se insere.

Sérgio Abreu (1948-2023), que nos deixou recentemente, marcou a história do violão dos séculos XX e XXI através de seu trabalho como intérprete e luthier. Ele também fez várias transcrições e arranjos, notadamente com o objetivo de expandir o repertório para duo de violões, para ser tocado com seu irmão Eduardo (Duo Abreu).

Quase um século e meio após Sor, o então jovem Sérgio Abreu arranjou a peça para trio de violões, para tocar com Eduardo e seu avô e professor Antônio Rebello. Trata-se na verdade do que podemos chamar de recomposição, pois Sérgio altera a tonalidade, a ordem das variações, acrescenta linhas de contraponto e o próprio tema original de Mozart, algo não feito por Sor, por exemplo. O trabalho feito por Sérgio Abreu no opus 9 de Sor certamente coloca a obra no mesmo patamar das melhores obras de câmara da Primeira Escola de Viena, e agora estará disponível em edição feita pelo Trio Elipsoidal a partir do manuscrito.

Neste lançamento o trio irá expor como foi o processo de pesquisa até a edição da partitura e gravação do vídeo e tocará a obra precedida pela peça Trio de Geraldo Ribeiro.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Data

20/06/2024 a 20/06/2024

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/5, até o dia 20/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora