Sociedade do Espetáculo
Voltar para o início
Programa
É um lugar comum afirmar que a política é uma forma de espetáculo, ou que somos todos atores de uma vida encenada cotidianamente nas redes sociais. Embora banais, esses fenômenos possuem raízes mais profundas do que aparentam ter à primeira vista.
A ideia segundo a qual vivemos em uma "sociedade do espetáculo" foi originalmente formulada em 1967 pelo francês Guy Debord. Pensador radical, errático e autodidata, Debord é autor de um pensamento complexo em diálogo livre com a tradição filosófica. Sua noção de espetáculo vai muito além do âmbito midiático, buscando abarcar a relação entre o vivido e a representação em diferentes esferas da vida social.
Este curso terá dois objetivos principais. Primeiro, buscará oferecer uma compreensão aprofundada da teoria de Guy Debord, considerando a relação com seu contexto histórico e intelectual. Segundo, tentará confrontar a teoria com fenômenos atuais, testando sua validade para a compreensão do presente.
Veremos como, passados cinquenta anos, esse pensamento ainda pode auxiliar nossa reflexão sobre acontecimentos culturais e políticos na ordem do dia.
1 - Conceitos fundamentais (1): separação e reificação
2 - Conceitos fundamentais (2): imagem, aparência e espetáculo
3 - O espetáculo hoje (1): redes sociais e vivido aparente
4 - O espetáculo hoje (2): fim da lógica e crise da democracia
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: PixaBay)
Palestrantes

Gabriel Ferreira Zacarias
Professor do Departamento de História da Unicamp. É reconhecido internacionalmente como um dos principais estudiosos da obra de Guy Debord, tendo apresentado a publicação de inéditos do autor Poésie, etc (L'échappée, 2019). No Brasil publicou, entre outros livros, Crítica do espetáculo: o pensamento radical de Guy Debord (Editora Elefante, 2022).
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
Guy Debord, A sociedade do espetáculo (1967) e Comentários sobre a sociedade do espetáculo (1988) [edição brasileira: Contraponto, 1997].
Data
07/08/2019 a 28/08/2019
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.