Sociologia da Fotografia e da Imagem
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Há um interesse crescente de sociólogos e de outros profissionais pela fotografia e pela imagem. As imagens podem revelar indícios de relações sociais, de mentalidades, de formas de consciência social, de maneiras de ver o mundo, de nele viver e de compreendê-lo.
No entanto, raramente se encoraja a descrever interpretativamente, tratando a imagem como evidência sociológica, a começar do fato de que a fotografia não é real, mas um componente moderno do real.
Cada sociedade tem um modo de deixar-se ver, que corresponde a um modo de ocultar-se. Há um certo teatro, uma certa ficção, no que se deixa fotografar. Nesse sentido, a sociologia da fotografia, quando muito, é uma sociologia do conhecimento visual.
É vão procurar evidências fáticas de interesse sociológico na fotografia. O fato social é um recurso técnico a que recorre o sociólogo na pressuposição de que a realidade social pode ser tratada como objeto.
Mas a imagem é menos factual do que se pensa. Ela se enraíza no imaginário e é, portanto, um recurso de autoconhecimento social, que surgiu no momento em que a sociedade careceu de ver-se para situar-se e compreender-se.
Quais os limites e as possibilidades da fotografia e da imagem?
22/08: Possibilidades e limites
23/08: Vendo sociologicamente através de fotografias
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

José de Souza Martins
Sociólogo pela USP. É professor titular aposentado de Sociologia e Professor Emérito na USP. É membro da Academia Paulista de Letras. Tem 41 livros publicados. Há mais de 40 anos inaugurou aulas pelos cemitérios de São Paulo.
(Foto: German Lorca)
Data
22/08/2016 a 23/08/2016
Dias e Horários
Segunda e Terça, 15h às 17h