Atividades

O que fazer para tornar nossas cidades mais agradáveis, saudáveis e preparadas para os extremos climáticos.

Curso Presencial
Soluções baseadas na natureza para enfrentar a emergência climática

Voltar para o início Soluções baseadas na natureza para enfrentar a emergência climática

Programa

Palestra introdutória sobre soluções baseadas na natureza (SbN) e seu potencial de amenizar as grandes ameaças do nosso tempo. Como são as técnicas naturalizadas de infraestrutura urbana que solucionam pelo menos parcialmente o impacto dos extremos climáticos, a insegurança alimentar e hídrica e que contribuem também para aumentar a saúde e bem-estar das pessoas? O que isso significa na prática e de que modo elas podem ser implantadas em diversas áreas?

Serão apresentados exemplos existentes na cidade de São Paulo e replicáveis em diversas escalas: a da residência, a do bairro e a da metrópole como um todo. São hortas, florestas, nascentes, jardins de chuva, cisternas, espaços de compostagem e outras soluções que contribuem tanto para a mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa) quanto adaptação à emergência climática.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias


O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

Imagem: Claudia Visoni

Palestrantes

Claudia Visoni

Claudia Visoni

Jornalista, ambientalista, agricultora urbana, criadora e apresentadora do programa Semana da Terra, autora do livro _Horta das Corujas: minha história de um pequeno paraíso em São Paulo e guia para plantio urbano_ e coordenadora da Frente Alimenta, iniciativa de combate à fome e apoio aos pequenos agricultores agroecológicos. É cofundadora do grupo Hortelões Urbanos, da Horta das Corujas (primeira horta comunitária em praça pública da cidade de São Paulo), da União de Hortas Comunitárias de São Paulo, do Festival de Agricultura Urbana de São Paulo, da Aliança pela Água, da iniciativa Objetivos da Compostagem e do Movimento Cisterna Já. Foi codeputada estadual (SP) pela Bancada Ativista, entre 2019 e 2022.

(Foto de Nathalie Artaxo)

Data

05/02/2025 a 05/02/2025

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 24/1.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora