Sonologia 2019: I/O
Voltar para o início
Programa
Em 2016 foi realizada a primeira edição do SONOLOGIA: International Conference on Sound Studies, um evento transdisciplinar que contou com a participação de pesquisadoras/es de dezessete países e cinco continentes cujas contribuições abrangem os mais diversos campos de estudo, tais como música, arte sonora, antropologia, artes visuais, artes da cena, literatura, arquitetura, história, sociologia, estudos de mídia, estudos de gênero, entre outros.
Esta segunda edição do evento propõe o acrônimo I/O, originado no jargão técnico de áudio (input/output), como uma metáfora que inspire os participantes a incorporar novos pontos de vista às teorias, discursos e práticas deste campo de estudo. A ideia de input/output oferece uma potente chave de leitura para se pensar as mais variadas e problemáticas relações entre "eu" e "outro" (I/other) e entre "dentro" e "fora" (inside/outside). Pretende-se assim discutir questões de alteridade e subjetividade, limites e fronteiras, além de mecanismos de inclusão e exclusão através do som.
O Sonologia 2019 - I/O é organizado pelo NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em: http://www2.eca.usp.br/sonologia/2019
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Susan Campos-Fonseca
Doutora em Música pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha. Compositora e musicóloga, recebeu o prêmio "100 Latinos" (Espanha) em 2007, o Prêmio da Corda Foundation (Nova York, EUA) em 2009, o Prêmio de Musicologia Casa de las Americas (Cuba) em 2012, e o prêmio de Universitária Destacada da UCR (Costa Rica) em 2013 e 2014, entre outros. Publicou os livros "Herencias cervantinas en la música vocal iberoamerican" e "Poiésis de un imaginario cultural" (pelo qual recebeu, em 2012, Prêmio de Musicologia Casa de las Americas).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ximena Alarcón
Artista sonora e pesquisadora interessada em escutar interstícios: sonhos, transporte público subterrâneo e o contexto migratório. Doutora em Música, Tecnologia e Inovação da De Montfort University (DMU). Atualmente é Marie Sk¿odowska Curie Fellow 2017-2019 no RITMO Centro para Estudos Interdisciplinares em Ritmo, Tempo e Movimento, no Departamento de Musicologia da Universidade de Oslo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mara Mills
Professora associada de Mídia, Cultura e Comunicação na Universidade de Nova York. Trabalha na intersecção de estudos de deficiência e estudos de mídia. Mills está atualmente trabalhando com Jonathan Sterne, co-escrevendo o livro intitulado "Tuning Time: Histories of Sound and Speed". Editora fundadora do periódico "Catalyst: Feminism, Theory, Technoscience" e também membra do conselho executivo (2016-2018) da Sociedade de História da Tecnologia. Com Faye Ginsburg, ela co-fundou e co-dirige o Centro para Estudos de Deficiência da NYU.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/04/2019 a 12/04/2019
Dias e Horários
Terça a Sexta, 10h às 19h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Março, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.