Atividades

Ciclo da Autora Homenageada: Elizabeth Bishop

Stephanie Borges e Flora Thomson-DeVeaux

Voltar para o início Stephanie Borges e Flora Thomson-DeVeaux

Programa

Duas tradutoras e leitoras de Elizabeth Bishop debatem seu ofício. Stephanie Borges e poeta e tradutora de diversas autoras afro-americanas de poesia e prosa. Flora Thomson-DeVeaux, escritora norte-americana que vive no Rio de Janeiro, traduziu Machado de Assis para o inglês

Ciclo da Autora Homenageada: Elizabeth Bishop

Elizabeth Bishop (1911-79) aportou em Santos em novembro de 1951 com a intenção de passar alguns dias. Aqui, depois de uma reação alérgica a um caju, ela se apaixonou pela urbanista Lota Macedo Soares e acabou permanecendo por quase vinte anos. Recebeu o Pulitzer de poesia em 1956, quando já vivia em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Comprou uma casa em Ouro Preto, Minas Gerais, que frequentou mesmo depois da morte de sua companheira, em 1967.

A obra poética de Elizabeth Bishop é concisa, com cerca de uma centena de poemas, alguns que levaram anos para ficar prontos. Ela também escreveu prosa e uma extensa correspondência — chegou a redigir quarenta cartas em um dia. Traduziu alguns autores brasileiros, entre eles Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, e o diário Minha vida de menina, de Helena Morley. Foi amiga de Vinicius de Morais e de Manuel Bandeira e organizou uma antologia de poesia brasileira em língua inglesa que teve enorme importância na divulgação da nossa literatura em outros países.

Bishop morreu em 1979 em decorrência do alcoolismo. Passou seus últimos anos dando aulas na Universidade de Harvard. A série de encontros organizados nessa parceria entre o Sesc SP e a FLIP pretende iluminar e debater aspectos literários e biográficos — e os pontos em que esses dois recortes se entrelaçam — dessa multifacetada artista que era também uma pintora amadora.

O Ciclo da Autora Homenageada: Elizabeth Bishop é uma parceria do Sesc São Paulo e da FLIP.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade, você receberá por e-mail um link de acesso à plataforma onde será realizado o Fórum, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 3/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

Palestrantes

Stephanie Borges

Stephanie Borges

Jornalista, tradutora e poeta. Estudou comunicação social na Universidade Federal Fluminense e se especializou em Publishing Management na FGV-Rio. Trabalhou em editoras como Cosac Naify e Globo Livros. Traduziu prosa e poesia de autoras como Audre Lorde, bell hooks, Jacqueline Woodson, Claudia Rankine e Margaret Atwood. Seu livro de estreia, Talvez precisemos de um nome para isso (Cepe, 2019) venceu o IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura.
(Foto: Acervo Pessoal)

Flora Thomson-DeVeaux

Flora Thomson-DeVeaux

Escritora e tradutora, mais recentemente de Memórias póstumas de Brás Cubas para o inglês (The Posthumous Memoirs of Brás Cubas, Penguin, 2020), trabalha na Rádio Novelo e mora no Rio de Janeiro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/08/2020 a 13/08/2020

Dias e Horários

Quinta, 18h30 às 20h30.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 3/8.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Inscreva-se agora