Sua vida dá um livro?
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Contar histórias é uma das principais formas de compartilhar experiências humanas. Entretanto, essa prática ancestral que é narrar pode estar acabando. Basta reparar: são cada vez mais raras as pessoas que sabem contar uma boa história e trocar experiências de vida.
Em todos os tempos, em todos os lugares e em todas as culturas os seres humanos têm se dedicado à tarefa de contar histórias. Algumas chegam até nós na forma de mitos, as narrativas míticas nos relatam jornadas que mulheres e homens têm atravessado ao longo de toda a existência humana.
Os mitos apontam repetições que acontecem em nossas vidas e nos mostram que não estamos sozinhos em nossos desafios. Assim, perguntamos: o que os heróis míticos podem nos ensinar? De que modo as suas trajetórias se repetem nas nossas histórias? Como essas narrativas ancestrais podem nos ajudar a escrever uma história? E ainda: por que contar a própria história? Para quem contar a própria história? Como escrever uma utobiografia?
São discussões como essas que esta oficina pretende abordar, além de propor exercícios práticos de escrita para pessoas de todas as idades em busca de relatar a si mesmo. Não é necessário nenhum pré-requisito, basta ter uma história para contar.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Alicia Martin)
Palestrantes
Ana Paula Ferraz de Oliveira
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Cursou especialização em Jornalismo Literário na ABJL, e atualmente realiza pesquisa de mestrado sobre a escrita autobiográfica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad.: Rogério Bettoni. 1 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CALLE, Sophie. Histórias reais. São Paulo: Agir, 2009.
CANÇADO, Maura Lopes. Hospício é Deus. Rio de Janeiro: Record, 1979.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1997.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs - Capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Trad.: Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. - Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Trad.: Aurélio Guerra Neto et alii. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
DURAS, Marguerite. O amante. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
DERRIDA, Jacques. Demorar: Maurice Blanchot. Trad.: Flavia Trocoli e Carla Rodrigues. Florianópolis: Editora UFSC, 2015.
DUQUE-ESTRADA, Elizabeth Muylaert. Devires autobiográficos: a atualidade da escrita de si. Rio de Janeiro: NAU/Editora PUC-Rio, 2009.
LEJEUNE, Philippe. The autobiografical pact. In: On Autobiography. P. 119-137.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a verdade e a mentira. Trad.: Fernando R. Moraes de Barros. São Paulo: Hedra, 2007.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Les Confessions. Paris: Éditions Gallimard, 1959.
Data
04/11/2016 a 09/12/2016
Dias e Horários
Sextas, 15h às 17h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.