Curso Presencial
Suicídio, Bioética e Neoliberalismo: entre as éticas da vida e as políticas de morte
Voltar para o início

Programa
Alicerçada em múltiplas indagações, o livro "Suicídio, Bioética e Neoliberalismo: entre as éticas da vida e as políticas de morte", pleno de intenções políticas, pretende percorrer os estatutos que colocam o suicídio em disputa discursiva. Quais os efeitos da concepção psicopatológica do ato para as políticas públicas e modos de cuidado às pessoas em sofrimento? O sujeito tem autonomia para tirar a própria vida? Vulnerabilidades e condicionantes sociais da saúde influenciam os modos de viver, morrer e matar-se? Os sujeitos podem ser suicidados pela sociedade?
O suicídio é compreendido como um ato voluntário. Essa definição advoga o sujeito como autor único do ato. Sob outro enfoque, o suicídio é registrado como morte por causas externas, semelhante a acidentes de trânsito e homicídios. Inspiramo-nos na ideia do suicídio como análogo a uma dança compartilhada em passos particulares e movimentos dinâmicos políticos, sociais, culturais e afetivos.
Todos temos papéis a desempenhar - Estado, instituições, pessoas: são agentes com capacidade frente às coreografias da violência; as performances são espelhadas. Com ênfase nos aspectos relacionais e interseccionais, revisamos os conceitos de autonomia e questionamos: quem somos nós na coreografia do suicídio? Para além de uma pesquisa acadêmica, esta obra inscreve uma forma de luta [coletiva] e afirmação política da vida.
Tendo em vista o compromisso supracitado, o evento promove o encontro de Luana Lima, psicóloga e autora do livro, Wanderson Flor do Nascimento, filósofo e professor da Universidade de Brasília e, Fernanda Marquetti, terapeuta ocupacional e professora aposentada da Universidade Federal de São Paulo - autores de diferentes gerações, para o exercício de reflexão ético-política acerca do tema do suicídio.
Com Luana Lima (autora) e os debatedores Wanderson Flor do Nascimento e Fernanda Marquetti.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Gabriela Nascimento)
Palestrantes

Luana Lima
Psicóloga e bacharel Interdisciplinar em Humanidades, ambas as graduações pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora e Mestra em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Membra fundadora da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio (ABEPS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Wanderson Flor do Nascimento
Graduado, especialista e mestre em Filosofia. Doutor em Bioética. Professor Associado da Universidade de Brasília. Pesquisa subjetividade e processos de subjetivação, relações raciais, tradições de matrizes africanas e direitos humanos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Marquetti
Pesquisadora da temática do suicídio na interface entre saúde e a antropologia, pós doutora em Saúde Púbica pela Universidade de São Paulo, docente universitária e autora de livros sobre o tema.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/04/2025 a 15/04/2025
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 15/4.
Enquanto houver vagas.