Curso Presencial
Tá todo mundo rindo?
Voltar para o início
Programa
Escrito por Desiree Helissa Casale e ilustrado por Paloma Barbosa, ativistas do movimento pelo direito das pessoas com deficiência (PCDs) e integrantes do Coletivo Feminista Helen Keller. O livro traça um paralelo entre história da arte e a vivência das pessoas com deficiência, trazendo trechos de falas de comediantes, artistas e pensadores DEF. sobre o capacitismo.
Questionando a ausência destas pessoas em espaços de destaque na sociedade, principalmente nas artes. Conta com o protagonismo total de artistas com deficiência, sendo: orelha escrita pelo jornalista e comediante Daniel Morbi; quarta capa pela poeta e ativista Amanda Soares; foi produzido em parceria com o espetáculo que leva o nome do livro e é conduzido pelo grupo "Comédia Sentada"* - coletivo de atores e humoristas com deficiência. Produzido pela Editora Questione.
Com Desiree Helissa Casale e Paloma Barbosa integrantes do coletivo Feminista Helen Keller de mulheres com Deficiência.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Desiree Helissa
Graduada em Artes Visuais, artista-bordadeira e arte-educadora. Sua pesquisa envolve: bordado, palavra, identidade, ancestralidade def., deslocamento e corpo. Integra os coletivos: Feminista Helen Keller de mulheres com Deficiência e Yoga Para todes. É consultora em acessibilidade na Casa de Cultura do Parque e Coordenadora de equipe Jaçanã Tremembé, pelo Programa Vocacional 2023.
(Foto: Acervo Pessoal)
Paloma Barbosa
Ilustradora, técnica em comunicação visual, com graduação em Artes Visuais. Assina seus trabalhos como Partes, desde 2015. Em sua pesquisa explora por meio do desenho, a imagem de mulheres diversas, contemplando também nas ilustrações a sua vivência como mulher preta com deficiência. Integra o coletivo Feminista Helen Keller de mulheres com Deficiência.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/09/2023 a 21/09/2023
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 21/9.
Enquanto houver vagas.