Atividades

O compositor e instrumentista argentino Sergio Abálos apresenta o tango canção e instrumental, cantando e tocando violão.

Tango Instrumental e tango canção

Voltar para o início Tango Instrumental e tango canção

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.


centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

 


O tango nasce como uma dança completamente original com uma sensualidade muito acentuada. Esta dança impulsiona uma metamorfose musical no final do século XIX que da origem a um novo gênero musical: O Tango.  Neste período chamado de "Guardia vieja" (Velha Guarda) o tango adquire identidade própria como musica exclusivamente instrumental, começa a ser registrado por músicos profissionais como Villoldo, Arolas, Bardi e alcança grande difusão. No entanto o tango deve esperar duas décadas para incorporar a poesia e o canto e alcançar assim a maturidade. O ciclo inicial do tango se fecha quando Carlos Gardel, um cantor que vem da musica camponesa grava em 1917 "Mi noche triste" o primeiro tango canção. Até então o tango não tinha cantores, neste sentido é importantíssima a figura de Carlos Gardel o primeiro cantor de tango da historia e quem criou e desenvolveu as características técnicas e expressivas do tango canção. A partir desse momento o tango canção se estabelece como o estilo excludente do tango cantado.  Paralelamente o tango se formaliza se incorpora o bandoneón, o piano substitui ao violão e surge a orquestra típica. Com a grande qualidade do tango cantado e junto com as transformações instrumentais de músicos como Julio de Caro surge a "Guardia Nueva" uma nova etapa de maior refinamento, sofisticação e de uma grande divulgação internacional. O tango se converte assim na forma de expressão por excelência da cidade de Buenos Aires.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Sergio Abalos

Sergio Abalos

Violonista e compositor. É pesquisador e divulgador de música da América latina. Tocou com Naná Vasconcellos, Sebastião Tapajós, Ney Conceição, Lô Borges, Renato Braz, Trio Manarí. Em 2011 grava em duo o Cd "Conversa de violões" junto ao mestre Tapajós no qual gravam Piazzolla e composições próprias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/08/2017 a 04/08/2017

Dias e Horários

Sexta, das 14h às 16h

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora