Atividades

Livro aborda o teatro pela perspectiva afro-ameríndia

Teatro das origens

Voltar para o início Teatro das origens

Programa

A partir das suas pesquisas sobre as performances culturais (rituais, brinquedos e celebrações) africanas, afro-brasileiras e ameríndias Zeca Ligiéro desenvolve o conceito de Teatro das Origens.

Desta forma, ele procura ampliar a noção de teatro do estrito senso da tradição eurocêntrica, abraçando os encantos das inúmeras manifestações populares que, ao utilizar o inseparável quarteto batucar/dançar/cantar/contar. evocam cosmogonias e ancestralidades mesclando mitos antigos com as batalhas contemporâneas da luta diária das comunidades e das periferias tão longe das casas do espetáculo teatral conhecido.

Ao longo de décadas de trabalho, Zeca Ligiéro tem demonstrado sua devoção e conhecimento em relação aos Estudos da Performance. Ele tem participado da tarefa de desenvolver os Estudos da Performance globalmente e, muito especificamente, no e para o Brasil.

Seu pensamento e escrita sobre Estudos da Performance é uma parte importante da rede de acadêmicos e artistas cujo trabalho continua a irradiar e informar os domínios do pensamento social, político e estético. Estou particularmente agraciado pelo fato do livro Teatro das Origens do Professor e Doutor Ligiéro ter aparecido. Seu livro dá continuidade ao trabalho urgente e necessário dos Estudos da Performance.

Richard Schechner, Professor da NYU, Editor da Revista The Drama Review, NY, 2019

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Zeca Ligiéro

Zeca Ligiéro

Autor, diretor e artista visual, mestrado e doutorado na NYU e Pós-Doc na Yale Universty e na Paris VIII.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

30/11/2019 a 30/11/2019

Dias e Horários

Sábado, 15h30 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora