Teatro épico: expedientes utilizados por coletivos teatrais na contemporaneidade
Voltar para o início
Programa
Desde a Antiguidade clássica grega (por meio das tragédias, comédias e dramas satíricos) às propostas mais experimentadas e avançadas na contemporaneidade, o épico ou teatro épico caracteriza-se - por meio dos mais singulares expedientes estéticos - na forma mais utilizada pelas mais diferentes linhas de criação na linguagem teatral.
Ainda que muitos sujeitos criadores não entendam e façam confusão teórico-conceitual com as proposições épicas, por intermédio de permanente renovação e um articulado conjunto de hibridismos teatralistas, o épico tem (re)estruturado as artes cênicas e ajudado a inovar a linguagem representacional, sobretudo através de processos de inventividade e de criação no/do teatro na contemporaneidade.
O teatro tem se sofisticado teatralmente e ao paroxismo por meio da sobre/justaposição de linguagens e expedientes pensados irreconciliáveis (de acordo com a forma hegemônica e ilusionista do teatro). Nesse particular, o sujeito histórico teatro de grupo (e no caso mais específico) paulistano tem criado obras memoráveis e referenciais não apenas na cidade ou no país.
Trata-se, portanto, de um estudo do teatro épico tomando como referência obras memoráveis criadas por diversos coletivos teatrais da capital paulistana.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Crédito: Bob Souza)
Palestrantes

Alexandre Mate
Mestre em Teatro pela ECA-USP e doutor em História Social pela FFLCH-USP. É orientador no programa de pós-graduação em artes do Instituto de Artes da Unesp, curador e assessor em diversos projetos institucionais e de coletivos teatrais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/07/2019 a 10/08/2019
Dias e Horários
Sábado, 10h às 13h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.