Mutações
Técnica e política em tempos de hiper-atenção
Voltar para o início

Programa
A hegemonia da técnica e a cultura da hiper-atenção esvaziam o imaginário político e a capacidade de contemplação. A produtividade compulsória anula o tempo de pensar, transformando arte, ócio e jogo em extensões do trabalho.
Nietzsche, Heidegger e Byung-Chul Han denunciam esse processo como barbárie civilizada e desertificação da imaginação. Figuras como Musk e Zuckerberg são vistos não como senhores da técnica, mas como instrumentos de uma vontade de poder impessoal.
A tecnociência subjuga o humano à lógica da eficiência. Resta, então, refletir sobre como recuperar sentido, espírito e valores fundamentais.
Esta programação integra o ciclo Mutações Constelações Imaginárias, com curadoria de Adauto Novaes.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Marcellus Schnell)
Palestrantes

Oswaldo Giacoia Junior
Professor do Departamento de Filosofia da Unicamp. Doutor em filosofia com tese sobre a filosofia da cultura de Friedrich Nietzsche na Universidade Livre de Berlim.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
05/09/2025 a 05/09/2025
Dias e Horários
Sexta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 5/9.
Enquanto houver vagas.