Atividades

Conversa musical e lançamento de livro

Curso Presencial
Tempo da Festa x Tempo do Trabalho: carnavalização na belle époque tropical

Voltar para o início Tempo da Festa x Tempo do Trabalho: carnavalização na belle époque tropical

Programa

A palestra se dedica à análise de um período crucial da vida cultural brasileira, quando as elites da recém implantada República buscam impor um novo estilo de vida inspirado na Europa, a chamada belle époque tropical, enfrentando resistência de um expressivo segmento popular ainda marcado por séculos de escravidão, com usos e costumes opostos ao projeto almejado pelas elites.

Os tempos do trabalho e da festa sintetizam esse conflito, pelo embate de duas civilizações, tendo em conta a nova ética do trabalho livre recém adotado no país, após séculos de uso da mão de obra escravizada.

O povo afrodescendente já havia influenciado áreas significativas de nossa cultura, sobretudo da música. Justo nesse momento de choque acirrado de valores culturais distintos se fixam alguns dos principiais gêneros da moderna música popular brasileira:  o choro, o maxixe e o samba.

A palestra se debruça sobre questões que permeiam o processo de constituição da música popular no Brasil, objetos de análise do livro recém-lançado, Tempo da festa x tempo do trabalho: carnavalização na belle époque tropical, de Dilmar Miranda, e que será ilustrada com uma breve apresentação musical que contará com a participação de Renato Braz, Rafael dos Santos, Pedro Lima e Consiglia Latorre.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Renato Braz

Renato Braz

Cantor, violinista e percussionista. Venceu como intérprete dois importantes prêmios nacionais (Prêmios Visa 2002 e 2003).
(Foto: Vânia Toledo)

Dilmar Miranda

Dilmar Miranda

Professor associado aposentado da UFC. Participou da criação do PNA, onde trabalhou, de novembro de 1963 a abril de 1964, com Paulo Freire e sua equipe de educadores, destinado à aplicação do seu método de alfabetização de adultos. De 1969 a 1973 integrou a Equipe Técnica Nacional do Movimento de Educação de Base, vinculado à CNBB, voltado para a educação popular das Comunidades Eclesiais de Base.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rafael dos Santos

Rafael dos Santos

Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP. É pianista, compositor e arranjador. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Música Popular, História, Produção e Linguagem" e editor da "Música Popular em Revista".
(Foto: @olivier.lob)

Consiglia Latorre

Consiglia Latorre

Cantora, gravou o CD Tempo da Delicadeza pelo Selo Sesc. Educadora musical e professora da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Música pela UNESP e doutora pela UFC em educação musical/improvisação/interdisciplinaridade, com pós-doutorado UNESP na área de educação musical e práticas criativas.
(Foto: Divulgação)

Pedro Lima

Pedro Lima

Músico profissional, estudou violão com Henrique Pinto e música popular com Ulisses Rocha. Trabalhou como produtor em grandes produtoras de São Paulo e já atuou com as cantoras Luciana Mello, Giana Viscardi, Fabiana Cozza, Mônica Salmaso e marina De La Riva. É professor de música há mais de 15 anos.
(Foto: Divulgação)

Data

25/05/2022 a 25/05/2022

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 25/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora