Curso Presencial
Terra Livre - o encontro entre as violas caipira e campaniça
Voltar para o início
Programa
Através de bate-papo e demonstrações com os instrumentos, os participantes apresentam as singularidades e os pontos de convergência nas histórias destes dois cordofones e falam sobre a produção do álbum "Terra Livre", de O Gajo e Ricardo Vignini, lançado em 2023.
Tanto a viola caipira (Brasil) como a viola campaniça (Portugal) são ícones da cultura tradicional nos seus países, na criação de O Gajo e Vignini, ganham uma sonoridade contemporânea universal. Ambos os violeiros tiveram sua origem musical no rock e hoje utilizam seus instrumentos como forma de expressar sua arte.
Ivan Vilela é um dos mais importantes representantes da viola caipira, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos inovadores de composição com o instrumento e por sua ampla e profunda pesquisa acadêmica sobre as violas e as culturas que as cercam.
Com Ricardo Vignini, O Gajo e Ivan Vilela.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Rita Perran)
Palestrantes
Ivan Vilela
Violeiro, compositor e pesquisador. Professor livre-docente da ECA-USP. Foi diretor de pesquisa do projeto Atlântico Sensível, AtlaS, para o Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro, Portugal, de 2018 a 2021. O projeto explorou as relações sociais criadas pelas violas através do Atlântico lusófono. É curador da série Viola Paulista, para o Selo SESC. Tem 20 discos gravados. Atua como solista e junto a grupos no Brasil e no exterior.
(Foto: Isabel Vilela)
Ricardo Vignini
Membro fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, também faz parte do duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, apresentando releituras de clássicos do rock. Tem diversos álbuns solos gravados, entre eles, os mais recentes "Cubo" (2020) e "Raiz" (2021).
(Foto: Marcelo Macaue)
O Gajo
Um violeiro português que tem raízes musicais no rock, mas que inicia sua relação com a Viola Campaniça em 2016. Ao levar este instrumento tradicional do Alentejo para Lisboa, o músico lhe confere tonalidades contemporâneas. Nesta direção surgem os trabalhos "Longe do Chão" (2017), "As 4 Estações do GAJO" (2019) e "Subterrâneos" (2021).
(Foto: Jorge Buco)
Data
28/08/2024 a 28/08/2024
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/7, até o dia 28/8.
Enquanto houver vagas.