Curso Presencial
Terra Livre - o encontro entre as violas caipira e campaniça
Voltar para o início
Programa
Através de bate-papo e demonstrações com os instrumentos, os participantes apresentam as singularidades e os pontos de convergência nas histórias destes dois cordofones e falam sobre a produção do álbum "Terra Livre", de O Gajo e Ricardo Vignini, lançado em 2023.
Tanto a viola caipira (Brasil) como a viola campaniça (Portugal) são ícones da cultura tradicional nos seus países, na criação de O Gajo e Vignini, ganham uma sonoridade contemporânea universal. Ambos os violeiros tiveram sua origem musical no rock e hoje utilizam seus instrumentos como forma de expressar sua arte.
Ivan Vilela é um dos mais importantes representantes da viola caipira, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos inovadores de composição com o instrumento e por sua ampla e profunda pesquisa acadêmica sobre as violas e as culturas que as cercam.
Com Ricardo Vignini, O Gajo e Ivan Vilela.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Rita Perran)
Palestrantes
Ivan Vilela
Músico, pesquisador e professor da ECA-USP. É autor dos livros Cantando a própria história - música caipira e enraizamento (EDUSP, 2013) e História e cultura no som da viola - ensaios e relatos sobre cultura popular (Ateliê editorial, 2024).
(Foto de Isabel Vilela)
Ricardo Vignini
Membro fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, também faz parte do duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, apresentando releituras de clássicos do rock. Tem diversos álbuns solos gravados, entre eles, os mais recentes "Cubo" (2020) e "Raiz" (2021).
(Foto: Marcelo Macaue)
O Gajo
Um violeiro português que tem raízes musicais no rock, mas que inicia sua relação com a Viola Campaniça em 2016. Ao levar este instrumento tradicional do Alentejo para Lisboa, o músico lhe confere tonalidades contemporâneas. Nesta direção surgem os trabalhos "Longe do Chão" (2017), "As 4 Estações do GAJO" (2019) e "Subterrâneos" (2021).
(Foto: Jorge Buco)
Data
28/08/2024 a 28/08/2024
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/7, até o dia 28/8.
Enquanto houver vagas.