Atividades

Um olhar sobre a literatura de testemunho em diferentes abordagens

Curso On-Line
Testemunho, Ficção e Quadrinhos

Voltar para o início Testemunho, Ficção e Quadrinhos

Programa

O curso discute literatura de testemunho e como essa questão aparece de forma ficcional e também em quadrinhos.

1º encontro: Apresentar, ler e discutir os textos de Primo Levi: É isto um homem?, Afogados e Sobreviventes e partes dos livros do Georges Perec Perec: W ou a memória da infância, Susan Suleiman, Crises de Memória e a 2ª Guerra Mundial e de Jacques Fux: Georges Perec: a psicanálise nos jogos e no trauma de uma criança de Guerra.

2º encontro: Discutir a questão da memória/história/ficção. Leitura e discussão de partes do livro As formas de esquecimento, de Marc Augé, Memória, História, Literatura, Márcio Seligmann.

3º encontro: O testemunho nos quadrinhos: Persépolis, de Marjane Satrapi, Maus, de Art Spiegel, Gen: pés descalços, de Keiji Nakazawa,

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Foto: Jacques Fux)

Palestrantes

Jacques Fux

Jacques Fux

Ficcionista, ensaísta, tradutor e ghostwriter. Doutor em Literatura Comparada (UFMG / Université de Lille 3). Autor de 'Antiterapias', vencedor do Prêmio São Paulo; 'Literatura e Matemática', vencedor do Prêmio Capes e finalista do APCA; 'O Enigma do Infinito', Selo Altamente Recomendável FNLIJ e finalista do Jabuti, dentre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/05/2022 a 23/05/2022

Dias e Horários

Segundas, 15h às 17h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 7/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis