Curso Presencial
Tiku Txina - danças tradicionais e contemporâneas de Moçambique
Voltar para o início

Programa
A oficina-montagem TIKU TXINA, tem a dramaturgia de um rito coreográfico que condiciona a renovação da vida na Terra ao reconhecimento das tradições ancestrais e sua inovação contemporânea.
Programação:
1ª aula
Introdução às danças tradicionais moçambicanas ancestrais -Nondje e Xigubo. Trata-se de danças de grande vigor, ênfase rítmica e da invocação de uma corporalidade e espiritualidade coletivas que proporciona uma religação com a herança cultural africana.
2ª aula
Introdução às danças tradicionais moçambicanas ancestrais -Ngalanga e Semba. Serão trabalhadas também ferramentas que levam à construção de motivos cinéticos, tensivos e rítmicos das danças ancestrais.
3ª aula
Introdução à dança tradicional moçambicana ancestral - Mapiko. Todas as danças e ritmos apresentados durante a oficina pertencem a tradições ancestrais e ritualísticas de Moçambique.
4ª aula
Nessa aula será introduzida uma síntese de técnicas contemporâneas africanas e europeias desenvolvida por Mabalane Jorge Ndlozy, fundindo o vocabulário tradicional com a invenção coreográfica nutrida pelo conhecimento das danças ancestrais.
Todas as aulas terão percussão ao vivo com o músico também moçambicano, Otis Selimane.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Otis Selimane
Percussionista, baterista, cantor, compositor e educador moçambicano. Desde 2015 no Brasil, desenvolve diversos projetos artísticos e educacionais ligados à cultura africana e afro-brasileira. No ano de 2018 Otis foi vencedor dos Novos Talentos do Jazz com o The Otis Project, um prêmio que lhe deu destaque e permitiu passar por grandes festivais de jazz do país. Otis com seu trabalho como educador difunde além fronteiras a cultura e ritmos de Moçambique, dando a conhecer mais sobre o seu país. Indicado como uma das 100 personalidades mais influentes da Lusofonia pela BANTUMEN.
(Foto: Ju Bravo)

Mabalane Jorge Ndlozy
Bailarino, coreógrafo e professor, nascido em Maputo, Moçambique, aprimorou sua formação em residências na Culturarte Moçambique, na escola PARTS (Bélgica) e no Mark Theater (África do Sul). Integrou as companhias Cultuarte, Tingoma to Tsamba, Nhacatandewa e, durante 14 anos, a Companhia Municipal de Canto e Dança da Matola. Nesses grupos atuou também como professor, além de aplicar seu conhecimento em dança em projetos dirigidos a pessoas com necessidades especiais. Reside em São Paulo desde 2017, onde desde então, integra a Taanteatro Companhia sob direção de Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi.
(Foto: Wolfgang Schmidt)
Data
21/10/2025 a 24/10/2025
Dias e Horários
Terça a Sexta, 14h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 21/10.
Enquanto houver vagas.