Tons de Machete: Recuperação de técnicas da viola machete no samba do Recôncavo Baiano
Voltar para o inícioPrograma
Conversa ponteada, na Viola e no canto do Violeiro Aurino de Maracangalha / BA e da Sambadeira Dona Nicinha de Santo Amaro da Purificação, a partir das gravações inéditas da pesquisa de Tiago Oliveira Pinto realizada na década de 80 no Recôncavo da Bahia.
O foco está nas imagens de João da Viola, na época com mais de 80 anos, executando cinco tonalidades do Machete, hoje em desuso, mas que revelam particularidades preciosas do Samba de Roda, em especial o Samba Chula.
A pesquisa será apresentada pela pesquisadora Nina Graeff, coordenadora do projeto, e mediada por Rodrigo Minhoca da Casa Mestre Ananias.
Com o Mestre Violeiro Aurino e a Mestra Sambadeira Dona Nicinha.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Tiago Oliveira Pinto)
Palestrantes
Rodrigo Bruno Lima (Minhoca)
Capoeira, gestor cultural e fundador do Ponto de Cultura que leva o nome de seu Mestre: Casa Mestre Ananias.
(Foto: Casa Mestre Ananias)
Nina Graeff
Graduada em Comunicação Social - PUC/RS e música pela UFRGS. Doutora em antropologia pelo programa InterArt Studies da Universidade Livre de Berlim.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
05/02/2020 a 05/02/2020
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.