Atividades

Pesquisa sobre a viola machete e seus mestres

Tons de Machete: Recuperação de técnicas da viola machete no samba do Recôncavo Baiano

Voltar para o início Tons de Machete: Recuperação de técnicas da viola machete no samba do Recôncavo Baiano

Programa

Conversa ponteada, na Viola e no canto do Violeiro Aurino de Maracangalha / BA e da Sambadeira Dona Nicinha de Santo Amaro da Purificação, a partir das gravações inéditas da pesquisa de Tiago Oliveira Pinto realizada na década de 80 no Recôncavo da Bahia.
O foco está nas imagens de João da Viola, na época com mais de 80 anos, executando cinco tonalidades do Machete, hoje em desuso, mas que revelam particularidades preciosas do Samba de Roda, em especial o Samba Chula.
A pesquisa será apresentada pela pesquisadora Nina Graeff, coordenadora do projeto, e mediada por Rodrigo Minhoca da Casa Mestre Ananias.
Com o Mestre Violeiro Aurino e a Mestra Sambadeira Dona Nicinha.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Tiago Oliveira Pinto)

Palestrantes

Rodrigo Bruno Lima (Minhoca)

Rodrigo Bruno Lima (Minhoca)

Capoeira, gestor cultural e fundador do Ponto de Cultura que leva o nome de seu Mestre: Casa Mestre Ananias.
(Foto: Casa Mestre Ananias)

Nina Graeff

Nina Graeff

Graduada em Comunicação Social - PUC/RS e música pela UFRGS. Doutora em antropologia  pelo programa InterArt Studies da Universidade Livre de Berlim.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/02/2020 a 05/02/2020

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora