Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana
Voltar para o início
Programa
Na tentativa de equiparar-se a certas manifestações que a precederam, notadamente a pintura e a escultura, artisticamente mais "elevadas" segundo o sistema das artes, a fotografia, desde seu surgimento e em suas formas mais conservadoras, emulou e manteve a improdutiva separação por gêneros e subgêneros verificada na maioria das outras artes. Tal fotografia manteve igualmente o interdito a conteúdos, temas e assuntos.
A palestra busca analisar e interpretar algumas produções fotográficas no âmbito do retrato que, em solo norte-americano, desrespeitaram as normas artísticas vigentes para melhor compreender seu local e tempo históricos.
A partir de produções obscuras e nomes consagrados da fotografia naquele país, serão discutidas questões de gênero, raça e classe que põem em xeque a ideologia da América branca, criando pontes estéticas entre produção artística e vivência social.
Palestrantes
Helouise Lima Costa
(Foto: Adriana Vichi)
Marcos Fabris
Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na UNIFESP. É crítico de arte afiliado à ABCA e autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.
(Foto: Acervo Pessoal)
Annateresa Fabris
Professora titular aposentada de História da Arte (ECA/USP) e livre docente pela mesma instituição.
(Foto: Edu Marin)
Data
27/01/2017 a 27/01/2017
Dias e Horários
Sexta, 19h às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.