Curso Presencial
Trabalho Reprodutivo e Forma Jurídica: relação de direito e opressão de gênero
Voltar para o início

Programa
O curso parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado e tem como objetivo demonstrar a relação entre as desigualdades de gênero e a constituição do direito na nossa sociedade, passando por debates sobre a responsabilização do trabalho reprodutivo sobre as mulheres dentro e fora da família, o papel da forma família para determinar a remuneração ou não do trabalho doméstico, além da relação deste trabalho com esferas produtivas e com a forma jurídica, olhando com mais fôlego para o momento contemporâneo do neoliberalismo.
Aula 1: O que é trabalho reprodutivo?
a. Relação entre Produção, Reprodução, Gênero e Família
b. Debates nas Linhas da Teoria da Reprodução Social
Aula 2: Forma Jurídica: Sujeito de Direito e Ideologia Jurídica
a. Crítica Marxista do Direito: o que constitui a forma jurídica?
b. Relação entre "Público e Privado", Estado, Trabalho e Casamento
c. A Cisão necessária entre Direito de Trabalho e Direito de Família
Aula 3: Etapas de Acumulação e Trabalho Reprodutivo
a. A Constituição da Família Moderna no Brasil: o escravismo colonial e papéis de gênero
b. A Industrialização e Força de Trabalho brasileira
c. Neoliberalismo e a Família Contemporânea: novas conformações pós reestruturação produtiva
Aula 4: Conclusão e Avaliação Final
Espaço para tirar dúvidas e eventuais questões que ficaram dos outros dias
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Marianna Haug
Mestre e doutoranda em crítica marxista dos direitos sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e graduada pela mesma instituição. Pesquisadora do grupo Direitos Humanos, Centralidade do Trabalho e Marxismo (DHCTEM-USP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/03/2023 a 31/03/2023
Dias e Horários
Quartas e sextas, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 14/3.
Enquanto houver vagas.