Curso Presencial
Transcriação em Libras: traduzir é coreografar
Voltar para o início

Programa
Curso destinado a surdos e ouvintes, artistas, tradutores-intérpretes de Libras, educadores e amadores da arte sinalizante. Não há tradução para o português.
"Tradutor de poesia é um coreógrafo da dança interna das línguas" disse o poeta e tradutor Haroldo de Campos ao explicar a abordagem da transcriação.
Transcriar é recriar. A partir desta perspectiva e junto à língua de sinais, Anne Magalhães e Bruno Ramos trazem encontros com proposições criativas e estéticas a fim de investigar a produção de obras poéticas em Libras - Língua Brasileira de Sinais.
Quais são os processos técnicos e criativos que uma interpretação demanda?
Como traduzir uma música, um poema, uma peça teatral ou mesmo produzir uma obra autoral? Bruno e Anne compartilham suas experiências e pesquisas na área, e também propõem exercícios de corpo para exercitar as múltiplas maneiras de criar e recriar em Libras.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Anne Magalhães
Graduada em Artes Visuais, artista transdisciplinar, intérprete de Libras, educadora, pesquisadora e consultora em acesso e diversidade. Fundadora da Janela Produtora, que produz acessibilidade estética e criativa para espaços de cultura e artistas.
(Foto: Tito Mota)

Bruno Ramos
Graduado em Letras-Libras e pedagogia. É ator, dançarino, poeta, tradutor de Libras, educador em espaços de arte e professor de Libras. Atualmente é educador no CCBB-SP pela Aka Projetos Culturais. É diretor e ator de performances teatrais realizadas no educativo do CCBB-SP e possui longa pesquisa em mediações em Libras nos espaços culturais, de maneira a atender surdos e ouvintes a partir da experiência estética em língua de sinais. Surdo ativista, luta pelo acesso e pela produção de pessoas com deficiência.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/05/2025 a 31/05/2025
Dias e Horários
Sábados, 14h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 10/5.
Enquanto houver vagas.