Curso Presencial
Transfeminismo: perspectivas teóricas
Voltar para o início

Programa
O transfeminismo tem ganho uma maior visibilidade nos últimos anos graças aos esforços de muites ativistes/pesquisadories das áreas de ciências sociais, antropologia, psicologia e linguística.
A implementação do conceito de cisgênero no Brasil também se deve a essa corrente, que divulgou e tem divulgado a importância do uso do termo para demarcar a não-naturalidade da própria identidade de gênero das pessoas que não são trans e, portanto, cisgêneras.
O curso visa informar às pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com o tema sobre as principais questões que o transfeminismo aborda, ressaltando as diferenças e similaridades com outras correntes feministas, assim como sua importância na luta pelos direitos das mulheres (cis e trans) no Brasil contemporâneo.
Também visa fazer com que o público entre em contato com o que tem sido produzido de arte transfeminista/transviada/cuír/queer nos últimos tempos a fim de consolidar a parte teórica dos encontros.
3/5 - Abertura e introdução
Nesse primeiro encontro apresentaremos o transfeminismo falando sobre a necessidade de uma corrente específica que debata as questões das pessoas trans, em especial mulheres trans. Também será abordado as diferenças e similaridades com outras correntes feministas, em particular com o feminismo negro e intersecional. Faremos uma breve consideração histórica sobre as origens da corrente e do pensamento que forma a maior parte da teoria que a embasa. O termo cisgênero aparecerá aqui também como a pedra angular que vai revelar a fragilidade das próprias categorias de gênero enquanto estáveis e "normais".
6/5 - Disputas feministas: do transfeminismo ao feminismo mainstream
Nesse segundo encontro falaremos sobre as principais disputas com o feminismo mainstream e a dificuldade de inserir as pautas trans nas pautas feministas. O texto "manifesto transfeminista" será trabalhado para demonstrar que as pautas das mulheres trans também são as pautas das mulheres cis. A busca por um feminismo mais amplo que abarque todas as mulheres é colocada aqui como uma necessidade em prol da emancipação das mulheres. Mostraremos como a luta por direitos como o aborto, por exemplo, não está distante da luta pela autonomia corporal trans.
10/5 - A luta LGBT e feminista e as questões particulares trans
Nesse encontro, trataremos sobre as particularidades das vivências trans, as dificuldades de socialização, empregabilidade, identificação e como a sociedade nos divide em pessoas com gênero binário. A questão as travestis e das pessoas não-binárias, a organização social completamente voltada a uma norma cisgênera de corpos, comportamentos e expressão de gênero.
13/5 - Arte transfeminista-cuír
Após 3 encontros discutindo as questões teóricas e estatística das pessoas trans, Ali Prando abordará aqui o que tem sido produzido em termos de expressão artística sobre a questão transfeminista, queer, cuír e transviado. Usamos os vários termos que circulam no meio artístico da américa latina e do norte para demarcar as trocas e influências que esse tipo de arte tem carregado desde sua origem. Encerraremos o encontro com um apanhado do que foi discutido até aqui e com um gancho para novas ideias e formulações que estão se formando, já que os movimentos feministas são dinâmicos e fluídos.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).
*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
(Foto: Transgender Law Center Pax Ahimsa Gethen. CC BY-SA 4.0)
Palestrantes

Hailey Kaas
Pesquisadora, tradutora e escritora, graduada em Letras e pós-graduanda em Antropologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP-SP) e pela FFLCH-USP. Atualmente é diretora do Centro de Pesquisa Transfeminista.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ali Prando
Filósofo, artista e curador, atua na interseção entre música, performance e teoria queer. Seu trabalho transita entre a cultura clubber, a cena transviada e o pensamento crítico contemporâneo, explorando sonoridades eletrônicas e narrativas dissidentes. Criou o Festival Transforma Música, que desafia as lógicas normativas do mercado audiovisual brasileiro.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
03/05/2022 a 13/05/2022
Dias e Horários
Terças e Sextas, 16h30 às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 3/5.
Enquanto houver vagas.