Transformações do Espaço Doméstico em Lugar de Memória
Voltar para o inícioPrograma
O curso analisa o processo de ressignificação de casas de personalidades que se destacaram na vida pública e a construção de memória exibida através da musealização de espaços outrora privados. Pretende-se abordar as singularidades desafiadoras da variedade de tipologias dessas instituições, suas potencialidades turísticas, a complexidade do acesso e preservação de objetos diversos e seus materiais distintos. Entre os objetivos do curso é discorrer sobre o sistema da vida doméstica, observando determinados objetos e seus possíveis vínculos afetivos estabelecidos entre o proprietário daquele espaço e ainda, a reverberação dos objetos em sua produção. Os estudos sobre museus-casa são recentes, a bibliografia necessária para abarcar tantas singularidades contidas em uma moradia são desafios constantes. Destaca-se entre as novas perspectivas de conhecimento das tipologias de casas-museu, a importância da construção da memória. Qual a intensidade dos desvelamentos que podemos encontrar nas memórias contidas nos espaços domésticos? Qual a intensidade de velamentos se organizam para forjar memórias nesses mesmos espaços? Enquanto espaços privilegiados de preservação e memória, os museus-casa revelam ao público, os hábitos e costumes triviais ao ser humano, lugares vividos por alguém que tenha se notabilizado. O curso pretende ainda, discutir a eficácia das narrativas constituídas para essa constelação poética desses espaços, como diria o filósofo Bachelard.
Programa:
Encontro 1.
As singularidades desafiadoras. Definições e Tipologias "A poética do espaço" segundo Gaston Bachelard.
Memórias exiladas: Museus Casa de Freud em Londres, Viena e Príbor.
"A casa da minha vida" de Mário Praz em Roma
Outras casas na Itália: Bagatti Valsechi, Boschi di Stefano, Necchi-Campigli em Milão
Pirandello em Roma e Agrigento.
Encontro 2
França: Victor Hugo, Balzac, Gustave Moreau, Zadkine, Marie Curie, Rimbaud, Marie Curie (Paris).
Alemanha: Brecht (Berlin) Mendelshon, Bach, Schuman (Leipzig)
Portugal: Guerra Junqueiro(Porto), Camilo Castelo Branco,(São Miguel de Seide) Anastácio Gonçalves(Lisboa)
Bélgica: Magritte (Jette), Rubens(Antuérpia)
Encontro 3
América Latina e Brasil
Chile: Neruda: La Chascona(Santiago), Isla Negra(Isla Negra(), La Sebastiana(Valparaíso),
Argentina: Victoria Ocampo, (Buenos Aires, San Isidro, Mar del Plata)
Colômbia: Gabriel Garcia Marquez,(Cartagena de las Índias)
Brasil: Madalena e Gilberto Freyre(Recife), Zélia Gattai e Jorge Amado(Salvador), Guimarães Rosa (Codisburgo), Cora Coralina(Cidade de Goiás), Memorial da imigração italiana (Gramado)
Encontro 4
Casa da Hera (Vassouras), Portinari(Brodoski), Benjamin Constant, Raymundo Castro Maya(Rio de Janeiro), Eva e Ema Klabin(Rio de Janeiro e São Paulo), Parreiras (Niterói),
Pedro Américo(Areia) Juscelino Kubtischek(Belo Horizonte), Lina Bardi(São Paulo).
Encontro 5
Visita Museu Casa Guilherme de Almeida.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Maria de Lourdes Eleutério
Doutora em Sociologia pela FFLCH-USP e professora do curso de artes Visuais da FAAP. Publicou, entre outros, os livros: Oswald, itinerário de um homem sem profissão; Vidas de romance: as mulheres e o exercício de ler e escrever no entresséculos. 1890-1930; o artigo "Elas eram muito modernas", em Modernismos, 1922-2022.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
30/04/2019 a 28/05/2019
Dias e Horários
Terças, 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Março, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.