Atividades

ATIVIDADE ADIADA.

Tubinho: o teatro no circo

Voltar para o início Tubinho: o teatro no circo

Programa

Esta obra apresenta a trajetória do Circo de Teatro Tubinho, privilegiando as pessoas que se engajam e se engajaram nessa viagem. Artistas, técnicos, trabalhadores, administradores e admiradores são chamados à memória. O estudo foi desenvolvido, pelo Grupo de Pesquisa O Circo e o Riso (CNPq) entre os anos de 2014 e 2016.

Mestrandos, mestres, doutorandos e doutores dedicaram seus conhecimentos e trabalho ao registro e estudo de uma companhia de circo de teatro que atua, com sucesso, no estado de São Paulo até os dias atuais.

Trata-se, portanto, de uma obra coletiva que, assim como o circo, busca abarcar diversos públicos.

A história do Circo de Teatro Tubinho está imbricada com a trajetória da família de Pereira França Neto. Suas realizações estão envoltas em afetos, percalços e conquistas. Talvez, por isso, só tenha sido possível recontá-la valendo-se da emoção na narração dos fatos, com a poesia genuína de um melodrama circense e a irreverência das comédias protagonizadas pelo palhaço.

O livro é publicado pela Paco Editorial.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Tubinho

Tubinho

Pereira França Neto é artista e empresário. Deu continuidade ao legado da família, ao montar o Circo de Teatro Tubinho e recriar o palhaço Tubinho, antes representado por seu tio. Por meio de releituras do repertório tradicional, percorre o interior do país desde 2001 com sucesso de público. Atualmente, participa do programa de TV "A Praça é Nossa" (SBT), como "Cucurucho"
(Foto: Acervo Pessoal)

Mario Fernando Bolognesi

Mario Fernando Bolognesi

Doutor e mestre em Artes-Teatro-USP. Livre-Docente em Estética e História da Arte pela Unesp. Professor Visitante na UFBA e Titular da Unesp (aposentado). Trabalhou como ator, diretor, trapezista e palhaço.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniel Marques da Silva

Daniel Marques da Silva

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. Pós-Doutor em Artes/ UNESP. Professor Associado da UFBA e em cooperação em Direção Teatral e Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Silvia do Nascimento

Maria Silvia do Nascimento

Mestra e licenciada em Artes (Unesp) com intercâmbio na Université Lille 3. Atriz formada pela Fundação das Artes (SCS). É palhaça, produtora cultural, coordenadora de pesquisa do Projeto Sou de Circo do Centro de Memória do Circo/SP e fundadora da Cia Asfalto de Poesia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pedro Eduardo da Silva

Pedro Eduardo da Silva

Doutorando e Mestre em Artes pela UNESP. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior (FAINC). Foi um dos fundadores do Núcleo ESTEP, juntamente com Carlos Alberto Soffredini. Foi presidente da ONG de Teatro Consorte em São Bernardo do Campo (SP). É diretor artístico da Cia Picnic de Teatro e atua da Cia Artehúmus de Teatro. É cenógrafo na UFU - Universidade Federal de Uberlândia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Suara Bastos

Suara Bastos

Doutora e Mestra em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP). Trabalhou no México nos circos: Francisco Atayde, Tihany e Hermanos Vazquez. Possui publicações em livros e revistas nacionais e internacionais e é autora do livro "Circo Gestão Espetacular".
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Jannuzzelli Duarte

Fernanda Jannuzzelli Duarte

Mestra em Artes da Cena (Unicamp), com pesquisa acerca do circo teatro brasileiro. Atriz e palhaça. Integrante da Damião e Cia de Teatro, companhia campineira de teato de rua. Integrou o elenco artístico e a família do Circo de Teatro Tubinho de 2015 a 2018.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/03/2020 a 24/03/2020

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis