Atividades

Programação associada ao seminário Memória como Direito, que acontecerá no Sesc 24 de Maio

Tupinambá: Cosmologia, Memória, Patrimônio de um Povo que Alguns Diziam Dizimado

Voltar para o início Tupinambá: Cosmologia, Memória, Patrimônio de um Povo que Alguns Diziam Dizimado

Programa

Programação associada ao seminário Memória como Direito, saiba mais: 

<https://www.sescsp.org.br/programacao/190810_SEMINARIO+MEMORIA+COMO+DIREITO>. 




Nesta roda de conversa será abordada a cosmologia e as memórias do Povo Tupinambá, em um contexto de resistência secular a genocídios, etnocídios e constantes violações de seus direitos. A chamada "Confederação dos Tamoios" (1554-1567) foi tão violenta que levou muitos a considera-los como extintos. No entanto, sempre existiram formas de (re)existências, o que se revela, por exemplo, quando este Povo retoma a luta pelo ancestral direito à terra, o que vem acontecendo também, com Povos como  Murá, Guató e Charrua.

 


Com: Casé Angatu Tupinambá Xukuru. Indígena, morador no território Tupinambá em Olivença (Ilheus, Bahia) na Aldeia Gwarini Taba Atã. Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Doutor pela FAU/USP, mestre pela PUCSP e historiador pela Unesp. Docente na Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia - PPGER/UFSB




 

A roda de conversa acontecerá no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Data

15/06/2019 a 15/06/2019

Dias e Horários

Sábado, 14h30 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora