Atividades

O cotidiano nada glamouroso, burocrático, (mas) quase sempre emocionante da cobertura de guerras

Curso Presencial
Um Repórter na Linha de Frente do Conflito Armado

Voltar para o início Um Repórter na Linha de Frente do Conflito Armado

Programa

As imagens e relatos das coberturas de guerra fascinam o público desde sempre. Foi assim com William Russel, o repórter do Times de Londres que inaugurou o ofício moderno de correspondente em um campo de batalha na Guerra da Criméia, na distante década de 1850.

Foi assim também com Robert Capa, o mais romântico e marqueteiro dos correspondentes de guerra. O fascínio sobre como jornalistas cobrem conflitos armados segue inabalado hoje, mesmo em tempos de imagens em tempo real e soldados armados com celulares e logados ao tik-tok.

No entanto, pouca gente entende como uma cobertura é feita, quais os processos burocráticos exigidos para que um repórter esteja em uma trincheira com os combatentes e os acordos velados entre jornalistas e autoridades para se conseguir acesso ao campo de batalha. Ao contrário do que muita gente acredita, há pouco caos na guerra. Há, na verdade, muita organização, muito controle e muita burocracia.

A proposta da palestra é contar como os jornalistas se preparam antes, durante e depois da cobertura de um conflito armado. Pretende-se mostrar o passo a passo da preparação de uma cobertura de um conflito, como na Ucrânia, no Iraque ou na Síria. Yan Boechat mostrará o equipamento que usa, suas fontes de informação e como lidar com o retorno ao cotidiano.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Yan Boechat)

Palestrantes

Yan Boechat

Yan Boechat

Jornalista há mais de 25 anos. Cobre áreas de conflito há duas décadas. Publicou em todos os maiores veículos de imprensa brasileiros e colaborou com veículos internacionais. É vencedor de dois prêmios Vladimir Herzog de Direitos Humanos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/06/2023 a 27/06/2023

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 27/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora