Uma Breve Filosofia da Fotografia Estenopeica
Voltar para o início
Programa
A proposta do curso é abordar a fotografia estenopeica não apenas como uma brincadeira de criança ou como um método eficiente para aprender os princípios básicos da fotografia, mas valorizá-la como uma técnica capaz de subverter o padrão convencional de produção da fotografia tradicional.
Uma proposta que coloca a fotografia estenopeica adiante do lúdico, com todo o seu potencial de questionar e gerar novos processos de criação no campo da fotografia.
O curso tem o propósito de refletir acerca da homologia percebida em boa parte da fotografia produzida hoje em nosso país e suas implicações considerando as determinações das novas tecnologias impostas pela indústria e pelo mercado. O curso, organizado em dois módulos, alterna teoria e prática e propõe o entendimento do processo fotográfico a partir do reconhecimento da câmara escura, do surgimento dos primeiros modelos de câmeras e de suas aplicações pelos pioneiros na linguagem.
Serão produzidos registros estenopeicos a partir de câmeras fabricadas pelos alunos com a utilização dos mesmos, de forma inusitada, em uma performance no final do processo.
Programa
Módulo I
Aula I - Antes da fotografia
- apresentação do enunciado e da proposta de trabalho.
- terminologia: estenopeica e pinhole.
- a câmera escura.
- a caverna de Altamira
- Alhazen, um pioneiro
Aula II - A câmera estenopeica
- a câmera estenopeica e sua operação.
- modelos de câmeras - tradicionais e inusitados.
- montagem do modelo de câmera que será utilizado pelos alunos.
Aula III - Produção de Registros
- noções básicas de montagem e uso do laboratório doméstico.
- produção de negativos estenopeicos em papel fotográfico a partir das câmeras montadas pelos alunos.
- revelação e fixação dos negativos produzidos.
Módulo II
Aula I - Fotografia depois do clique
- apreciação dos negativos produzidos.
- produção de positivos a partir do processo digital.
- noções básicas de tratamento e fechamento de arquivo no formato pretendido para impressão.
Aula II - Pioneiros e referências
- apresentação de algumas das principais referências listadas pelo proponente durante sua trajetória incluindo nomes e características de seus trabalhos.
Aula III - Visualizador x projetor
- o visualizador pinhole e sua aplicação tradicional.
- Montagem do visualizador pinhole a partir de materiais disponibilizados para os alunos subvertendo o equipamento.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Paulo Brazyl)
Palestrantes

Paulo Brazyl
Artista da imagem no Empório Do Furo Ao Pixel,realiza desde 2005 um trabalho de pesquisa e experimentação no campo da fotografia, do audiovisual e das artes plásticas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/11/2018 a 13/12/2018
Dias e Horários
Terças e Quintas, 14h às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.