Atividades

Curso sobre as possibilidades do uso do filme na etnografia, assim como a relação entre ética e estética nesse campo

Contextos
Uma introdução ao filme etnográfico e à etnografia fílmica

Voltar para o início Uma introdução ao filme etnográfico e à etnografia fílmica

Programa

Traçaremos uma breve história do filme etnográfico, apresentaremos algumas outras possibilidades do uso do filme na etnografia , assim como, a questão que atravessará todos os encontros e discussões que é a relação entre ética e estética nesse campo. Incluindo um olhar crítico para as contribuições de Jean Rouch e David Macdougall ao conhecimento antropológico e, em especial o etnográfico, a partir de sua obra fílmica.

Serão apresentados  trechos de filmes para discussão de temas como a etnoficção, antropologia compartilhada e câmera transe no caso de Jean Rouch e cinema de observação, cinema transcultural, imagem corpórea no caso de David Macdougall. Assim como reflexões acerca de questões contemporâneas que mobilizam a produção fílmica etnográfica com apresentação de algumas produções recentes realizadas no Brasil.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Andréa Barbosa

Andréa Barbosa

Antropóloga, professora do Departamento de Ciências Sociais da UNIFESP onde coordena o Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB) desde 2007. Realizou vários documentários e filmes etnográficos dentre eles, "Em(si)mesma" e "Pimentas nos olhos". Membro da comissão editorial da Revista GIS - Gesto imagem e Som.
(Foto: Acervo Pessoal)

Edgar Teodoro da Cunha

Edgar Teodoro da Cunha

Antropólogo, professor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da UNESP onde coordena o Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance (NAIP). Realizou diversos filmes etnográficos dentre eles "Ritual da Vida" e "Mbaraká- a palavra que age". Membro da comissão editorial da Revista GIS - Gesto Imagem e Som.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

12/02/2019 a 26/02/2019

Dias e Horários

Terças, 14h às 17h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Valores

Grátis