Atividades

a invenção de novos modos de existência possíveis

Velhice: uma estética da existência

Voltar para o início Velhice: uma estética da existência

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

Essa palestra baseia-se no livro “Velhice uma estética da existência”. Seu eixo central contraria a conhecida suposição de que envelhecer é principalmente perder. A velhice será abordada como um acontecimento da vida, um destino, mas, também, como um experimento, ou seja, a possibilidade de invenção de modos de existência que contrariem os modelos e valores vigentes na atualidade. Para isso, serão convocados filósofos, poetas, escritores e cineastas que de forma direta ou indiretamente contribuíram para pensarmos a velhice e o envelhecimento.  A noção de estética da existência foi cunhada pelo filósofo francês Michel Foucault e compreende um modo artista de viver, com regras próprias de se conduzir e formas singulares de construção da subjetividade e percurso de existência.  O problema que orientará nossa reflexão nesta palestra será o da potência da velhice. Diferentemente de uma conduta preventiva da vida com vistas à velhice com "qualidade de vida", afirmaremos a liberação da velhice para o acontecimento da vida. Deixar fluir a vida para a invenção de modos singulares de existência.  De forma dialogada, abordaremos o sentido de um cuidado de si que não transfira ao sujeito uma responsabilização pela gestão de sua saúde e bem estar. A saúde e a doença, no nosso entender, não se excluem, mas constituem oportunidades de aprendizado da multiplicidade de vivências.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Silvana Tótora

Silvana Tótora

Professora do Departamento de Política do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais e do mestrado em Gerontologia da PUC/SP.

Data

22/06/2016 a 22/06/2016

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis