Atividades

Uma reflexão a partir da obra recém-lançada

Curso Presencial
Vence-Demanda: educação e descolonização

Voltar para o início Vence-Demanda: educação e descolonização

Programa

A Base Nacional Comum Curricular tem por objetivo estruturar a educação nacional, pautada em uma formação básica que garanta o direito a aprendizagem e o desenvolvimento pleno em busca da igualdade no sistema educacional. Se por um lado a estratégia do Estado visa a igualdade, por outro, a equidade segue em defasagem, retroalimentando um sistema de oportunidades limitadas e de favoritismo com resquícios coloniais muito bem sustentados.

Como alerta o professor Luiz Rufino, "o que cruza e imanta a educação e a descolonização é a emergência de parir seres capazes de cumprir os ciclos, avivar a memória e libertar o corpo em toda sua amplitude do jugo dessa plataforma instalada há mais de quinhentos anos". Neste encontro, Rufino lança sua mais nova obra, "Vence-Demanda: educação e descolonização", sintetizando toda a ideologia que permeia os valores descoloniais através de sua principal ferramenta, a educação.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

*Retirada de ingressos na Central de Atendimento da unidade, no dia da atividade.

Palestrantes

Luiz Rufino

Luiz Rufino

Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e autor de diversos livros, entre eles: “Pedagogia das Encruzilhadas” (Mórula, 2019), entre outros em parceria com o historiador Luiz Antonio Simas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

02/07/2022 a 02/07/2022

Dias e Horários

Sábado, 10h às 12h30.

Curso Presencial

*Retirada de ingressos na Central de Atendimento da unidade, no dia da atividade.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis