Atividades

Língua Portuguesa Sem Fronteiras

Curso Presencial
VI Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação” – Mesa 5

Voltar para o início VI Seminário “A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação” – Mesa 5

Programa

Neste ano de 2022, a Câmara Brasileira do Livro, por intermédio de sua Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, CPCLP, une-se mais uma vez ao Sesc-SP para a realização do VI Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação. O evento, que acontece este ano presencialmente nos dias 08 e 09 de novembro e com mesas virtuais nos dias 09 e 10 de novembro, abordará a temática “A língua Portuguesa sem fronteiras”. O Seminário, organizado pela CBL, conta com a parceria do Sesc-SP, do Instituto Camões, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e de todos os membros que compõem a comissão.

Por meio de conferências e debates de especialistas, do Brasil, da África de expressão oficial em língua portuguesa e de Portugal, além de representantes do ensino do português na América Latina e nos EUA, as mesas apresentarão e debaterão diferentes ângulos acerca da língua portuguesa como instrumento e motivo de acolhimento; como ferramenta em ações no exterior no âmbito da literatura, para a promoção da língua; como oportunidade de desenvolvimento da escrita profissional em escolas públicas; como movimento de expansão no mundo globalizado, pelo seu ensino na América Latina e EUA; bem como por formas diversificadas de expressão cultural, como em outras artes em inter-relação com o fazer literário.

Além disso, reconhecendo a importância de uma política linguística que legitime e valorize as línguas indígenas em todos os campos: educação, cultura, ciência e relações político-sociais, haverá uma mesa celebrando o início da “Década Internacional das Línguas Indígenas” (2022-2032), instituída pela Assembleia Geral da ONU.

16h- 17h30- Mesa 5 - Escritores Jabuti - Presencial
A renomada escritora e ganhadora do prêmio jabuti participará de uma conversa sobre a língua portuguesa enquanto ferramenta de inclusão e pertencimento.
Participação:
Djamila Ribeiro, escritora
Mediação: Sandra Regina Ferro Espilotro, editora, coordenadora de obras, orientadora, ghost writer, professora sócia da Veredas Consultoria e membro da diretoria da UBE

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Data

09/11/2022 a 09/11/2022

Dias e Horários

Quarta, 16h às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 9/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora