Vilanova Artigas: O Arquiteto da Modernidade
Voltar para o início
Programa
O curso pretende discutir a trajetória do arquiteto João Vilanova Artigas, considerado um dos mais importantes arquitetos brasileiros.
A aulas serão baseadas em análises de suas principais obras, buscando relações com a arquitetura produzida à época e o processo de urbanização da cidade de São Paulo. Pretende-se, assim, compreender os processos sociais que se desenvolviam em paralelo às soluções espaciais propostas por Artigas, presentes desde em obras residenciais até edifícios de grande porte, como o da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
A compreensão dos problemas e das soluções articulados por Artigas é fundamental para se entender a arquitetura brasileira Moderna e atual.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Cristiano Mascaro)
Palestrantes

Leandro Medrano
Professor Livre-docente da FAU/USP. Desde 2018 é Pesquisador Responsável do Projeto Temático FAPESP "Architecture and Urbanism, addressing the social space in the 21st century", realizado em parceria com as universidades: Harvard (EUA), TUDelft (Holanda), UPM (Espanha), ETH Zurich (Suíça) e KTH (Suécia).
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Recaman
Professor doutor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP. É autor de diversos artigos e livros, dentre os quais se destacam: "Vilanova Artigas: Habitação e cidade na modernização Brasileira" (2013) e "As virtualidades do morar: Artigas e a metrópole" (2015).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/04/2018 a 19/04/2018
Dias e Horários
Terça e Quinta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.