Atividades

Curso em quatro encontros aprofunda análises sobre Villa-Lobos

Curso Presencial
Villa-Lobos em quatro tempos

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Programa

Quem foi Villa-Lobos? Que tipo de ambiente permitiu que se produzisse, no Brasil, um músico de sua estatura? Que formação teve esse genial compositor? Por que suas obras ganharam o mundo? O curso Villa-Lobos em quatro tempos segue o percurso cronológico da vida e da criação musical de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), que de talentoso e desconhecido compositor que tentava se firmar no ambiente musical do Rio de Janeiro, na década de 1910, alcança o status de maior compositor brasileiro. Para isso, fatores como sua participação na Semana de Arte Moderna (1922), seu sucesso em Paris (entre 1923 e 1930) e sua atuação no governo Vargas (1932-1945) têm papel fundamental. De sua extensa produção muiscal, faremos uma seleção incluindo o ciclo dos Choros e das Bachianas brasileiras, além dos quartetos de cordas, sinfonias, algumas canções, peças para violão e para piano.

Programa
Aula 1. 1887-1920: anos de formação
Aula 2. 1920-1930: anos de experimentação
Aula 3. 1931-1945: anos de consolidação
Aula 4. 1945-1959: anos de consagração

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Camila Frésca

Camila Frésca

Jornalista e pesquisadora especializada em música clássica. Pós-doutoranda em Literatura Brasileira pelo IEB-USP, é doutora e mestra em musicologia pela ECA-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

Para audição musical
Villa-Lobos Channel (obras de Villa-Lobos em boas gravações):
https://www.youtube.com/channel/UC4Qpt0znxV2AvzkRnST9Teg
LP "Villa-Lobos o intérprete" (canal do Instituto Piano Brasileiro):
https://www.youtube.com/watch?v=eZ26kQFHna8&t=1905s
Bibliografia concisa
AMORIM, Humberto. Heitor Villa-Lobos e o violão. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2009.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1962.
______________. "Evolução social da música no Brasil" (1939) in Aspectos da música brasileira. Belo
Horizonte: Villa Rica Editoras Reunidas Limitada, 1991.
GONÇALVES, Marcos Augusto. 1922: a semana que não terminou. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GUERIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. 2a
. edição. Curitiba:
Edição do autor, 2009.
GUIMARÃES, Luiz. Villa-Lobos: visto da plateia e na intimidade. Rio de Janeiro, 1972.
KIEFER, Bruno. Villa-Lobos e o modernismo na música brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1981.
LAGO, Manoel Corrêa do. O círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil. Rio de Janeiro: Reler, 2010.
MAMMÌ, Lorenzo. "Uma gramática do caos: notas sobre Villa-Lobos" in A fugitiva: ensaios sobre música.
São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
MARIZ, Vasco. Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
___________. História da música no Brasil. 5ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
MARUN, Nahim. Revisão crítica das canções para voz e piano de Heitor Villa-Lobos: publicadas pela Max
Eschig. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
SALLES, Paulo de Tarso. Os quartetos de cordas de Villa-Lobos. São Paulo: Edusp, 2018.
_________ . Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Ed. da Unicamp, 2009.
SQUEFF, E. & WISNIK, José M. O Nacional e o popular na música brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.
TONI, Flávia Camargo. Mário de Andrade e Villa-Lobos. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1987.
WISNIK, José Miguel - O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22. São Paulo: Duas
Cidades, 1977.

Data

15/10/2024 a 18/10/2024

Dias e Horários

Terça a Sexta, 15h às 17h

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/9, até o dia 15/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

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