Viola Perpétua: as Orquestras de Viola do Estado de São Paulo
Voltar para o início
Programa
As orquestras de viola se consolidaram como um fenômeno sociocultural contemporâneo. Hoje estão enleadas à escolarização deste instrumento, mas, no final da década 1960, surgem acompanhando badaladas missas sertanejas.
Este é o fio condutor que Saulo Alves recupera acerca desta formação musical de resistência da cultura caipira. Por sua vez, Mário de Almeida apresenta seu documentário, “Viola Perpétua” (2018), lançando luz sobre as histórias de pessoas que encontram nas orquestras formas de expressão e sociabilidade na urbe.
A maestrina Irmei Liz, à frente da orquestra de Bragança Paulista, participa do debate com suas experiências.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Acervo Casa do Violeiro do Brasil)
Palestrantes

Irmei Liz
Violeira e professora de viola em Bragança Paulista. É regente da Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, onde desenvolve o trabalho de manter a tradição da viola e da cultura popular, trazida por sua família do interior de Minas Gerais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mário de Almeida
Documentarista, diretor, roteirista e produtor. Pesquisa cultura popular e música de viola, temáticas sobre as quais já realizou diversos documentários de curtas e longa-metragem. Realiza projetos audiovisuais em seu estúdio de criação Maravilha Filmes.
(Foto: Daniel Kersys)
Data
01/08/2018 a 01/08/2018
Dias e Horários
Quarta, 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.