Atividades

Palestra virtual traz a diversidade cultural do violão no Peru, seus compositores, seus intérpretes,e os gêneros musicais mais representativos

Curso On-Line
Violão e Identidade Cultural na América Latina: o caso peruano

Voltar para o início Violão e Identidade Cultural na América Latina: o caso peruano

Programa

No Peru, o violão possibilitou uma série de reivindicações identitárias que se manifestaram (e ainda se manifestam) nas formas de técnicas instrumentais, gramáticas folclóricas e habilidades empiricamente forjadas, do séc. XVIII em diante, tanto em Lima como em Cusco e em paralelo ao crescente adensamento populacional dessas cidades do Vice-reino do Peru.

No devir dos acontecimentos geopolíticos independentistas, o instrumento foi capaz de agenciar a tradição ibérica dos cordofones dedilhados como também encontrar outras possibilidades idiomáticas que, a partir da década de 1950, encontraram vazão na indústria discográfica local, responsável por criar os dois tropos violonísticos mais populares até o momento: o violão da costa e o violão andino.

Além destes, é possível ampliar a compreensão de um violonismo peruano a partir da sua interação com outros instrumentos, no diverso habitat organológico das práticas musicais desse país.


Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

 

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias

 

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

 

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Fernando Elias Llanos

Fernando Elias Llanos

Professor adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG). Doutor em Musicologia pela ECA-USP e mestre em Etnomusicologia pelo IA-UNESP, realizou seu pós-doutoramento no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

18/08/2022 a 18/08/2022

Dias e Horários

Quinta, 18h às 20h.

Curso On-line.

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 17/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis

Inscreva-se agora