Violência e Sociedade: racismo como estruturante da sociedade e da subjetividade
Voltar para o inícioPrograma
O livro é fruto da parceria entre a Clínica do Testemunho, do Centro de Estudos em Reparação Psíquica do Instituto Sedes Sapientiae e o Instituto Amma Psique e Negritude.
A parceria teve, num primeiro momento, foco na realização de cursos que visaram promover a discussão acerca do fenômeno da Violência de Estado e sua intersecção com o Racismo.
Num segundo momento, como uma maneira de finalizar essa etapa de parceria entre as instituições envolvidas, promovendo a produção de algum tipo de material para a posteridade, propôs-se a organização de um livro.
Assim, os docentes participantes foram convidados - em conjunto com outros/as especialistas da área - a registrarem as suas contribuições que o leitor encontra na presente publicação.
Nesse sentido, o objetivo desta publicação é contribuir para a reflexão sobre o caráter estrutural da violência de Estado, assim como refletir sobre os temas do racismo, sexismo e homofobia como categorias de análise da violência no Brasil, provendo subsídios para a atuação em múltiplos contextos.
Por isso, propusemos para este livro um conjunto amplo e interdisciplinar de debate sobre o tema, uma vez que o racismo e suas derivações precisam ser compreendidos como um fenômeno complexo e por isso, faz- se fundamental o diálogo profundo entre várias áreas do saber.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Capa do Livro)
Palestrantes
Maria Lúcia da Silva
Psicóloga e psicoterapeuta, especialista em trabalhos com recortes de gênero e raça. Diretora-presidente do Instituto AMMA - Psique e Negritude, que desenvolve atividades privilegiando uma abordagem psicossocial no tratamento da exclusão, particularmente da discriminação racial.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Cristina Ocariz
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro do Departamento de Psicanálise, professora, supervisora e coordenadora de cursos no Instituto Sedes Sapientiae.
(Créditos: Acervo Pessoal)
Data
26/05/2018 a 26/05/2018
Dias e Horários
Sábado, 16h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.