Atividades

Palestra de lançamento "Violões na Velha São Paulo" apresenta os conteúdos e o processo de criação dos álbuns de partituras

Curso Presencial
Violões na Velha São Paulo

Voltar para o início Violões na Velha São Paulo

Programa

Lançamento dos álbuns de partituras "Violões na Velha São Paulo", volumes 1 e 2, fruto de uma pesquisa de doutorado sobre o violão na cidade de São Paulo no final do século XIX e início do XX.

Embora o mais famoso dos violonistas do início do século em São Paulo tenha sido Américo Jacomino, o Canhoto, outros instrumentistas não menos interessantes estiveram em atuação na cidade, inclusive antes dele, mas suas trajetórias e obras são desconhecidas, pouco difundidas, ou mesmo se apagaram.

A presente publicação visa recuperar a história de alguns desses atores e disponibilizar algo de suas produções.

Nesta palestra, Flavia Prando discorre sobre o conteúdo das publicações: música, compositores, contextos e ilustra musicalmente; e Ivan Paschoito (Editora Legato) aborda o processo de edição dos álbuns.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Ivan Paschoito

Ivan Paschoito

Formado em Editoração pela ECA/USP, é violonista, arranjador e editor. Tem arranjos para violão publicados desde 1984 pelas editoras brasileiras Cultura Musical, Arlequim, Fermata, Ricordi e Irmãos Vitale. Nos Estados Unidos, em 1990, publicou dois volumes de Dilermando Reis e um de Paulinho Nogueira pela Guitar Solo Publications (GSP), de San Francisco. Hoje atua como consultor editorial da Ricordi e tem a sua própria editora, a Legato, que produz exclusivamente material para violão.
(Foto: Acervo Pessoal)

Flavia Prando

Flavia Prando

Doutora e Mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, é Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP. Atua na área da música, com ênfase em Violão, principalmente nos seguintes temas: violão, aulas coletivas, São Paulo, cultura popular, choro.
(Foto: Yula Marjorie Ribeiro)

Data

26/08/2022 a 26/08/2022

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 26/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora