Curso On-Line
Visibilidades e escrevivência em documentários de mulheres negras
Voltar para o início

Programa
As mulheres negras sentem a assimetria do gênero e da raça na invisibilidade em que muitas vezes são colocadas na sociedade. A indústria cinematográfica, que há muito tempo é tida como um meio de propagação do machismo e do racismo, é também acusada de não dar as mesmas oportunidades profissionais e de visibilidade a todos os segmentos sociais.
Esta pesquisa discute a invisibilidade das cineastas negras e das mulheres negras em geral como protagonistas de suas histórias e da própria cena cinematográfica. Para isso, foram entrevistadas cineastas negras documentaristas que têm como tema o racismo e os impactos dele nas vidas das mulheres negras.
Foram elementos de investigação nesta pesquisa: as dificuldades de serem mulheres e negras na indústria cinematográfica, as motivações para a escolha do formato documentário e como elas avaliam a contribuição dos filmes analisados na pesquisa para o debate sobre o racismo e suas consequências nas vidas das mulheres negras.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Wikimidia Commons)
Palestrantes

Leonilia Mendes
Mestra em História pela UFPB e especialista em História pela PUC/SP, estuda cinema negro no feminino, tendo como foco as cineastas negras e suas obras. Atualmente trabalha com projetos culturais, principalmente na área de cultura popular.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/05/2024 a 16/05/2024
Dias e Horários
Quinta, 16h às 18h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 25/4, até o dia 12/5.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams