Curso Presencial
Visões da América: de Samuel Morse a Edward Hopper
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Programa
O curso presencial apresenta e discute quatro momentos emblemáticos da História da Arte norte-americana, considerando algumas de suas produções artísticas mais relevantes para compreender suas visões crítico-avaliativas sobre o ideário artístico e político do país. Pretende-se discutir como as diversas maneiras de construção e representação da realidade se apresentam sedimentadas nas formas artísticas consideradas.
7/6 - A pintura de paisagem: arte e política
A pintura de paisagem consolida valores norte-americanos centrais para as artes visuais e para a vida social. Nessa aula, investigaremos as relações entre forma artística e matéria social na análise das obras desse gênero artístico.
14/6 - Natureza e nação: arte nativa vs. arte acadêmica
A paisagem natural norte-americana atraiu o olhar dos colonizadores europeus desde o início da colonização. Os resultados artísticos dessa atração foram codificados em imagens muito distintas da arte nativa. Nessa aula, investigaremos tais produções à luz das artes nativas nos Estados Unidos.
21/6 - Ashcan School & Armory Show: inflexões
Ashcan School (literalmente "Escola da Lata do Lixo") é um termo aplicado originalmente em tom de zombaria aos pintores americanos realistas das primeiras décadas do século XX. A exposição intitulada Armory Show, também conhecida por "International Exhibition of Modern Art", foi uma exposição de arte organizada pela Associação Americana de Pintores e Escultores, em 1913, em Nova York. Nessa aula, consideraremos sua centralidade para as avaliações artísticas mais críticas à reinante ideologia do progresso naquele país.
28/6 - Edward Hopper e a crítica à modernização
A experiência da modernidade artística nos Estados Unidos encontra em Edward Hopper (1882 - 1967) um ponto de inflexão. Nessa aula, analisaremos como o pintor articula um "raciocínio artístico" inédito para questionar a fundo as estruturas ideológicas mais convencionais nos Estados Unidos, tornando-se uma referência incontornável na História da Arte Moderna.
Palestrantes

Marcos Fabris
Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na Unifesp. É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
07/06/2022 a 28/06/2022
Dias e Horários
Terças, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/5, até o dia 7/6.
Enquanto houver vagas.