Atividades

A cada história contada, real ou fictícia, uma nova bolha comunicacional se cria

Curso Presencial
Vivendo nas Bolhas: História e Evolução da Desinformação

Voltar para o início Vivendo nas Bolhas: História e Evolução da Desinformação

Programa

Histórias talvez sejam as ferramentas mais úteis e poderosas já criadas pela humanidade. Desde que aprendemos a nos comunicar de forma complexa, inventamos histórias para criar e reforçar identidades e laços comunitários. Em outras palavras, criamos, através das histórias, as bolhas comunicacionais que habitamos. Também as usamos para estabelecer distinção e rivalidade em relação a outros povos e ideias, ou seja, para combater outras bolhas e suas
histórias.

Criadas para manter ou destituir grupos políticos do poder, inventar ou eliminar inimigos em comum, transmitir cultura e conhecimento, garantir acesso a recursos materiais, seduzir, conquistar, entreter ou fascinar, as histórias sempre formam, em torno dos que nela acreditam, uma espécie de bolha de sentidos. Entretanto, existe um componente fundamental nas histórias que funciona como recurso narrativo para aumentar sua força: a ficção. Este tempero, usado em maior ou menor grau, favorece a lembrança, o compartilhamento e o poder de persuasão das histórias que criamos. Fortalece, acima de tudo, as paredes das bolhas criadas. Com isso, atingimos os objetivos por trás da história. Porém, até que ponto a ficção pode ser usada sem que se afete a verdade da história? Ou ainda: até que ponto uma história inventada é real?

Ao longo do tempo, histórias, seus propósitos e os meios pelos quais elas circulam foram se tornando mais complexos e sofisticados. Por outro lado, seus meios de produção se tornaram cada vez mais acessíveis, e passamos não só a criar nossas próprias histórias, como também aprendemos a dissecar e duvidar de outras.

Se hoje discutimos fake news, narrativas e desinformação como se fossem fenômenos novos do mundo digital, talvez seja apenas porque antes não tínhamos, como sociedade, o conhecimento e recursos necessários para manipular - no bom sentido - histórias e compreender sua feitura. O que chamamos hoje de pós-verdade pode ser apenas o entendimento coletivo, levado ao limite, de que, desde sempre, vivemos em bolhas.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Centro de digitalização da Universidade de Göttingen, Alemanha)

Palestrantes

Fernando Cespedes

Fernando Cespedes

Mestre e doutor em Teorias da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com estágio de pesquisa na Stanford University, nos EUA. Trabalhou no Google entre 2009 e 2015, primeiro na área de produtos de publicidade e depois com conteúdos para marcas e entretenimento no YouTube. É professor, pesquisador e consultor nas áreas de Comunicação Digital, Tecnologias da Educação, Som e Música.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

23/06/2022 a 23/06/2022

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/5, até o dia 23/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora