Vkhutemas: o ensino das artes na Russia Revolucionária
Voltar para o início
Programa
Após 1917, a Rússia, em estado de revolução, passa a repensar todas as suas estruturas e seu modo de operar, social, cultural e economicamente.
A educação, a arte, design e a técnica serão três grandes eixos prioritários que legarão ao mundo uma experiência ainda pouco estudada, mas de longo alcance que inspiraria, dentre outras iniciativas, a estrutura do nascente Museu de Arte Moderna de Nova York e a Bauhaus, na Alemanha.
Desde o início do Século XX artistas que serão referência até os dias de hoje, tais como Natália Gontcharova, Vassíli Kandinski, Kasímir Maliévitch, entre outros) pesquisavam a tradição eslava e, por meio de diversificadas expressões começaram a se distanciar do ensino acadêmico imperial.
A Revolução de 1917 abre fronteiras jamais previstas, para que esta potência artística, até então contida pela censura tzarista, mostrasse à Rússia e ao mundo, o seu esplendor. Ao mesmo tempo, a Rússia ansiava por uma industrialização poderosa, ainda que tardia.
É neste contexto que surge um projeto pedagógico, de nível universitário, para o ensino da arte e da técnica, inédito, vigoroso e inigualável denominado Ateliês Superiores de Arte e Técnica, ou, em russo: VKHUTEMAS.
O curso objetiva apresentar o contexto histórico e político que propiciou a criação, desenvolvimento e brusco encerramento das atividades deste grande experimento pedagógico em torno da arte e design.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Arte: Álbum da Vida Cotidiana: Tabela n. 16, Teatro da aldeia, Móveis, V. Akhmetiev, 1925. Acervo digital público: Biblioteca Estatal da Rússia.)
Palestrantes
Neide Jallageas
Atua como ensaísta, docente, conferencista, artista (fotografia, vídeo e performance), tradutora, fundadora e editora geral da Kinoruss Edições e Cultura (2009-2017). Pós-doutora em Meios e Processos Audiovisuais [ECA - USP/Bolsista CNPq] e em Literatura e Cultura Russa [FFLCH-USP/ Bolsista Fapesp] com estágio no Museu de Cinema Russo em Moscou.
(Foto: Acervo Pessoal)
Celso Lima
Designer, professor e pesquisador nas áreas de design de superfície, tecnologias da tinturaria, fibras naturais e pigmentos têxteis desde 1991. No segmento de design de superfície pesquisa e ensina o desenho padronado para o multiplicável industrial, com destaque para as duas grandes matrizes do design construtivo: "Vkhutemas" e "Bauhaus".
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
GRAY, Camila. The Russian Experiment in Art 1863-1922. London: Thames and Hudson, 1986. KHAM-MAGOMEDOV, Selim. VHUTEMAS. Moscou 1920 - 1930. (2 vols.) Trad. Joëlle AubertYong, Nikita Krivocheine, e Jean-Claude Mardacé. Paris: Editions du Regard, 1990. MARCADÉ, Jean-Claude. L'Avant-garde russe. 1907-1927. Paris: Flammarion, 1995.
JALLAGEAS, Neide. "Vkhutemas: o ensino das artes sob o signo da Revolução Russa".
MIGUEL, Jair Diniz. Arte, Ensino, Utopia e Revolução. Os Ateliês Artísticos VKHUTEMAS/Vkhutein (Rússia/URSS, 1920-1930). Dissertação de mestrado pelo Departamento de História/FFLCH/USP. São Paulo, 2006.
Data
01/08/2018 a 03/08/2018
Dias e Horários
Quarta a Sexta, 10h às 12h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.