Atividades

Curso busca referências que expliquem os aspectos musicais e simbólicos de duas obras-chave de Wagner, facilitando o acesso e a compreensão da obra geral do mestre alemão<br />

Contextos
Wagner para Leigos: Chaves para Compreensão Musical e Simbólica

Voltar para o início Wagner para Leigos: Chaves para Compreensão Musical e Simbólica

Programa

As aulas serão ministradas por meio de exposições de conceitos, que serão ilustrados por meio da exibição de imagens, áudios e vídeos (via exibição de apresentação gráfica e na plataforma YouTube), além de discussões dos tópicos a serem abordados.

 

1. A QUESTÃO DA SINTAXE WAGNERIANA NO USO DOS LEITMOTIVEN

Introdução; vias de acesso; o compositor e a obra; aspectos gerais da música de Wagner; os gêneros literários e o "Drama Épico"; o conceito do Leitmotif e o uso wagneriano; Exemplos de Leitmotiven; "Gramática" wagneriana; Exemplos de trechos orquestrais.

 

2. O simbolismo seus aspectos psicológicos em O Anel dos Nibelungos I: O Ouro do Reno e A Valquíria

Exposição dos enredos - Rheingold & Walküre; Análise Simbólica (personagens e elementos): genealogias míticas, o uso dos leitmotiven.

 

3. O simbolismo seus aspectos psicológicos em O Anel dos Nibelungos II: Siegfried e O Crepúsculo dos Deuses

Exposição dos enredos - Siegfried & Götterdämmerung; Análise Psicanalítica: os temas do Anel dos Nibelungos, o uso dos leitmotiven.

 

4. Parsifal: chaves para compreensão do ser humano

Exposição do enredo; Análise Simbólica e o uso dos leitmotiven; considerações finais.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Crédito: Wikimedia)

Palestrantes

Flávio Apro

Flávio Apro

Reconhecido por seu trabalho como produtor, pesquisador e professor. É Mestre pela UNESP e Doutor pela Universidade de São Paulo, e foi um dos poucos discípulos da famosa violonista argentina Adolfina Raitzin, de quem herdou o estilo Tárrega/Segovia.

Apro é um dos mais notáveis pesquisadores da área de Performance Musical, com livros publicados e diversos artigos para revistas acadêmicas. Sua pesquisa acadêmica resultou no lançamento do CD “Francisco Mignone - Doce Estudios Para Guitarra”, no México. Apresentas-e regularmente nas principais salas de concerto brasileiras, nas Américas, Europa e Ásia.

Sua atividade como professor é amplamente respeitada, como efetivo de violão na UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ e como pesquisador visitante na CALIFORNIA STATE UNIVERSITY FULLERTON, além de ser convidado freqüente de instituições brasileiras e internacionais. O violonista lançou diversos CDs para o prestigiado selo Brilliant Classics na Holanda, tais como "Flavio Apro Plays Napoleon Coste", “Nocturne” e “The Brazilian Guitar”, assim como “O Violão Brasileiro” patrocinado pelo Ministério da Cultura, todos eles disponíveis no mercado mundial. 

(Crédito: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ADORNO,T.W. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural,1987.


BERGER, Karol. Beyond Reason: Wagner contra Nietzsche. Oakland: University of California Press, 2016.


CUMPRE RABELO, Rodrigo. Nietzsche contra Wagner: veleidade de artista, décadence e ascetismo. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 31, n. 1, p. 41-58, 2010.


DOHE, Carrie B. Wotan and the ‘archetypal Ergriffenheit’: Mystical union, national spiritual rebirth and culture-creating capacity in C. G. Jung's ‘Wotan’ essay, History of European Ideas, 37:3, 344-356. 2011.


EUTERPE: blog de música clássica. Disponível em: http://euterpe.blog.br


GECK, Martin. Richard Wagner: a Life in Music. Chicago: University of Chicago Press, 2013.


HILMES, Oliver. Herrin des Hügels, Das Leben der Cosima Wagner. Munich: Siedler Verlag, 2007.


KITCHER, Philip; SCHACHT, Richard. Finding an Ending: Reflections on Wagner's Ring. Oxford: Oxford University Press, 2004.


MILLINGTON, Barry. The New Grove Guide to Wagner and His Operas. Oxford: Oxford University Press, 2006.


MONTSALVAT: the Parsifal home page. Disponível em: http://www.monsalvat.no


NILSEN, Richard. Voyaging with Wagner. Disponível em: https://richardnilsen.com/2013/06/17/voyaging-with-wagner/


ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.


SALBUCHI, Adrian. El Profeta de la Edad de Hierro. Buenos Aires: Editorial Solar, 1998.


SCRUTON, Roger. The Ring of Truth: The Wisdom of Wagner’s Ring of the Nibelung. London: Penguin Classics, 2017.


SHINODA BOLEN, Jean. Ring of Power. Maine: Nicolas-Hays, 1999.


WAGNER, Richard. The Ring of the Nibelung. Translated and edited by John Deathridge. London: Penguin Classics.


WAGNERHEIM. Disponível em: https://www.wagnerheim.com

 

Data

15/07/2019 a 18/07/2019

Dias e Horários

Segunda a quinta, 14h30 às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora