Atividades

A fotografia sob o olhar crítico e filosófico de Walter Benjamin

Walter Benjamin e a fotografia - uma introdução

Voltar para o início Walter Benjamin e a fotografia - uma introdução

Programa

O curso apresenta algumas das mais importantes reflexões de Walter Benjamin sobre a fotografia, investigando suas análises sobre a produção fotográfica moderna para avaliar a atualidade de seu pensamento crítico na compreensão das obras contemporâneas.

Pretende-se municiar o participante com práticas e aparatos reflexivos para apreciação das questões suscitadas pelo curso, que buscará estabelecer relações entre produção artística e experiência societária.


4/6 - Introdução ao pensamento de Walter Benjamin.
Apresentação e contextualização do pensamento crítico-filosófico de Walter Benjamin relacionado à fotografia e às questões artísticas prementes em seu local e tempo históricos, incluindo considerações sobre o surrealismo, a poesia e o teatro alemães e a literatura russa.


11/6 - A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
Traçado do percurso histórico e político que localiza o surgimento da fotografia no campo artístico como corolário das técnicas reprodutíveis precedentes; discussão sobre as questões ligadas à autenticidade, à destruição aurática e ao valor de exposição, na fotografia, no teatro e no cinema.


18/6 - Pequena história da fotografia.
Localização do que Benjamin considera o apogeu da fotografia e sua posterior e quase imediata estreia no sistema de produção industrial; elucidação dos paralelos feitos pelo autor entre as técnicas fotográficas antigas, os daguerreótipos, e aquelas modernas, para aclarar aspectos relacionados à já clássica distinção: "arte como fotografia" vs. "fotografia como arte".


25/6 - O autor como produtor.
Abordagem das relações entre "tendência" (política) e "qualidade" (estética), refletindo sobre o papel das artes e dos artistas no seio dos modos hegemônicos de produção, incluindo a ideia de "refuncionalização" e de "artista operativo" vs. "artista informativo", que poderá informar também as produções contemporâneas. 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: David Adam Kess)

Palestrantes

Marcos Fabris

Marcos Fabris

Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na Unifesp. É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/06/2019 a 25/06/2019

Dias e Horários

Terças, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora