Curso Presencial
Walter Benjamin e a guerra de imagens
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![Walter Benjamin e a guerra de imagens](/uploads/AtividadeTable/bb78e56eaa31d339c01af2ce362401bb/5754/cheia.jpg)
Programa
A partir do livro recém-publicado Walter Benjamin e a Guerra de Imagens (2023) ao longo de quatro aulas exploraremos temas que nos levarão ao cerne de um projeto de releitura e atualização da obra benjaminiana em uma era de neofascismos.
Se Benjamin foi testemunha e vítima do nazismo de sua época, sua obra, como poucas, apresenta uma reação a esta constelação e uma espécie de manual de sobrevivência e de luta antifascista. No curso exploraremos a sua filosofia da história como antídoto contra a história dos vitoriosos que legitima a continuidade da exploração de corpos e de Gaia (nosso planeta).
Iluminaremos a teoria da técnica benjaminiana, a saber, a sua crítica da técnica associada à Modernidade e ao capitalismo e o seu elogio e teoria de uma outra técnica, baseada no jogo e no diálogo. Veremos também as afinidades eletivas entre essa sua visão, as filosofias ameríndias de Ailton Krenak e Davi Kopenawa e a proposta de uma ecologia decolonial. Mostraremos a relação entre a sua filosofia das cidades e a sua teoria do tempo, ambas marcadas por uma noção forte de "porosidade".
O curso enfatizará ainda a teoria das imagens de Benjamin, desenvolvida a partir do Surrealismo e no contexto da luta antifascista que nos leva a formular hoje a necessidade de uma "guerra de imagens" (Harun Farocki). Por fim, o curso apresentará uma série de obras de arte e de artistas contemporâneos interpretados a partir da noção benjaminiana de "colecionismo" relida na chave do "anarquivamento".
PROGRAMA
15/2 - Aula 1: Walter Benjamin como testemunha do nazifascismo: A tarefa de repensar a história do ponto de vista dos aviltados. A virada copernicana do saber histórico e a nova crítica do saber colonial. Sankofa e o Anjo da História.
22/2 - Aula 2: Técnica como arte - arte como técnica: A tarefa de se pensar um outro modelo, lúdico e dialógico, da vida em comum. Fotografia e cinema como "segunda técnicas".
29/2 - Aula 3: A cidade como campo de forças da libido e das lutas políticas: Sobre as poro(c)sidades. Paris, Nápoles, Moscou e as temporalidades porosas.
7/3 - Aula 4: A tarefa de "anarquivar" e fazer explodir as narrativas da colonialidade: A guerra de imagens nas artes pensada a partir de Benjamin hoje.
Crédito da imagem: Marcelo Brodsky, Autorretrato Fuzilado. Plaza de San Felipe Neri, Barcelona, 1979.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 23/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
![Márcio Seligmann](/uploads/ProfessorTable/711616fe098d2c0f57a72b4a08f6ba8c/4813/square.jpg)
Márcio Seligmann
Professor titular de Teoria Literária na UNICAMP e pesquisador do CNPq, possui mestrado em Letras pela USP e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin, pós-doutor pelo Zentrum Für Literaturforschung Berlim e por Yale. É vice-presidente da ICLA, International Comparative Literature Association/ AILC, Association Internationale de Littérature Comparée.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/02/2024 a 07/03/2024
Dias e Horários
Quintas, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 23/1, até o dia 15/2.
Enquanto houver vagas.