Atividades

Como museus, espaços de memória e cultura podem promover diálogos a respeito dos direitos humanos, da cidadania e da diversidade nas cidades?

Conferências e Seminários
Workshop internacional Espaços de Memória e Cultura: Cidades, Direitos Humanos e Futuros Sustentáveis

Voltar para o início Workshop internacional Espaços de Memória e Cultura: Cidades, Direitos Humanos e Futuros Sustentáveis

Programa

Em 1999, vários diretores de museus de diferentes partes do mundo se reuniram para explorar a ideia de desenvolver a prática do patrimônio de e para os direitos humanos. Inspirado por tais trabalhos, bem como por iniciativas e políticas globais recentes destinadas à agenda de direitos humanos para moldar um futuro melhor, a 5º edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura irá explorar a miríade de maneiras pelas quais os conceitos como defesa de direitos, cidadania e diversidade nos permitem pensar em futuros mais sustentáveis e em mudanças sociais positivas no contexto da vida citadina.

Daremos especial atenção às diferentes maneiras pelas quais as cidades e os espaços urbanos, através do trabalho de museus, patrimônios e cultura, podem estimular diálogos sobre questões sociais urgentes, pela presença de diferentes narrativas, bem como de diferentes modos de engajamento dos cidadãos. Dentro deste contexto, as questões a serem abordadas durante este workshop incluirão: Onde estão as memórias na cidade?  Quem são os novos parceiros dessas instituições de memória e cultura nos esforços para representar, reforçar, desafiar ou reconfigurar esses diálogos? Como dar espaço à diversidade de vozes presentes no tecido social que compõe a urbe?  Como essas instituições podem dialogar com as percepções, pensamentos e atitudes dos visitantes em relação às questões urbanas e da vida na cidade?

Neste sentido, a semana de workshop é uma oportunidade para organizadores, participantes, palestrantes e representantes de organizações culturais participarem coletivamente de um debate transversal sobre o tema. Ao final, serão apresentadas formulações coletivas de recomendações, diretrizes e métodos de campo destinados a promover as melhores práticas eticamente responsáveis dos museus e espaços de cultura e memória.

A quinta edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura é organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, pelo Museu da Pessoa, com consultoria do pesquisador Mathieu Viau – Courville.

Programa

1/7 - Segunda-feira

9h30 I Recepção/ Credenciamento
10h-10h30 I Abertura
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo
Karen Worcman
Diretora do Museu da Pessoa, São Paulo
Representante
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Berenice Annella
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

10h30 às 11h30 I Mesa sobre a perspectiva ICOM
Com Renata Mota e Presidente ICOM
Moderador: Mathieu Viau-Courville.

Museus, patrimônio e desenvolvimento local na perspectiva do ICOM

11h30 às 13h I Palestra: Direitos Humanos, práticas ativistas e criatividade
Com Mathieu Viau – Courville.
   
Introdução ao workshop e apresentação da semana
Com Mathieu Viau – Courville.

13h as 14h30 I Almoço

14h30 as 16h Dinâmica de grupo

16h as 16h30 I Café

16h30 as 18h00 I Mesa redonda


2/7 –Terça-feira

10h as 12h I International conference
Relação entre cidade, human rights  e o papel dos museus
Com Marlen Mouliou.

12h as 13h30 I Almoço

13h30 as 15h00 Mesa: Cultura, diálogos e direitos nas cidades brasileiras
Silvana Rubino e Dani de Jade.

14h30 às 16h30 I Dinâmica de Grupo

16h30 às 17h I Café

17h às 18h30 I Mesa redonda 


3/7 – Quarta-Feira

10h às 11h30 I
Museu – Memória e desenvolvimento local
Com Museu da Pessoa

SESC – Diálogos com a Cidade
Com Paulo Casale, Gerente do Sesc 24 de Maio.

11h30 às 13h30 I Direitos Humanos, memória e cidade.
Com Paula Freire Santoro.

13h30 às 15h I Almoço

15h às 17h30 I Dinâmica de Grupo

17h30 as 18h30 I Mesa redonda


4/7 – Quinta-Feira

10h às 18h30 I Trabalho de campo
Cada grupo visitará uma organização ou espaço


5/7 – Sexta-Feira

10h às 11h I Orientações gerais

11 às 12h30 I Reuniões entre grupos e orientadores

12h30 às 14h I Almoço

14h às 18h I Preparação das apresentações pelos grupos
Reuniões em cada grupo


6/7 – Sábado

10h as 11h30 I Apresentação dos trabalhos

11h30 às 12h I Café

12h às 13h30 I Apresentação dos trabalhos

13h30 às 15h I Almoço

15h às 16h00 I Apresentação dos trabalhos

16h às 16h30 I Café

16h30 às 17h30 I Sumário e Conclusões

17h30 às 18h I Encerramento

Certificado de Conclusão: O certificado será concedido conjuntamente pelo SESC-São Paulo e Museu da Pessoa. Somente os participantes inscritos e que completarem o curso receberão o certificado. Uma participação de 90% para todas as atividades é obrigatória. Atividades e carga de trabalho incluem workshops e exercícios de campo, juntamente com a apresentação de um projeto final em sala de aula. 

Trabalho de Campo: No decorrer do curso os alunos irão preparar um roteiro de observação de instituições culturais, relacionadas a temática, sob a coordenação pedagógica da equipe do workshop. Um dos dias será destinado à pesquisa de campo. Os alunos irão fazer as visitas, cada grupo acompanhado de um monitor. Ao final do trabalho deverão construir uma síntese dos dados e conclusões coletadas na pesquisa que será apresentada para o grupo de alunos. Essa apresentação acontecerá no sábado, último dia do curso.

Palestrantes

Paulo Casale

Paulo Casale

Gerente do Sesc 24 de Maio, pós graduação em Administração de Projetos e especialização em Financiamento e Economia da Cultura.
(Foto: Acervo Pessoal)

MathieuViau-Courville

MathieuViau-Courville

Líder da área de pesquisa "Museus e sociedades criativas" na Fontys University Holanda. Sua pesquisa analisa as formas como os museus afetam a mudança social, incentivando a cidadania ativa, a participação e o engajamento, especialmente por meio de seu papel na manutenção da criatividade dentro das comunidades. Professor adjunto da Université de Lorraine - Metz, programa de mestrado em Artes e Indústrias Culturais, e faz parte do conselho da revista Museum International, publicada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
(Foto: Acervo Pessoal)

Dane de Jade

Dane de Jade

Atriz, produtora cultural, pesquisadora. Doutoranda em Turismo, Lazer e Cultura pela Universidade de Coimbra - Portugal. Coordenadora da Escola Vila da Música e do Escritório Regional de Cultura Cariri/Secult Ceará.
(Foto: Acervo Pessoal)

Silvana Rubino

Silvana Rubino

Professora livre-docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do Departamento de História da Unicamp desde 2003. Realizou estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, sob a supervisão de Afrânio Garcia e também na mesma instituição na área de História sob a supervisão de Monica Raisa Schpun. Foi conselheira do Condephaat, órgão do patrimônio cultural em São Paulo por oito anos intermitentes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Karen Worcman

Karen Worcman

Historiadora, formada pela Universidade Federal Fluminense e pós- graduação em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora do CNPQ, da FUNARTE e coordenadora de história oral do projeto Heranças & Lembranças: imigrantes judeus no Rio de Janeiro. Fundadora e diretora do Instituto Museu da Pessoa, desde 1991, um museu virtual e colaborativo aberto à participação de toda e qualquer pessoa da sociedade.  Atualmente é  também pesquisadora do Grupo Diversitas da USP , tendo recentemente publicado o livro Social Memory Tecnhology: theory, practice, action. Ë fellow da Ashoka empreendedores sociais e membros de conselho de algumas  organizações como Storywork.org.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paula Freire Santoro

Paula Freire Santoro

Arquiteta urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, coordena o projeto observaSP junto ao LabCidade, possui Auxílio à Pesquisa FAPESP. Trabalhou no Ministério Público do Estado de São Paulo, no Instituto Pólis e no Instituto Socioambiental – ISA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda

Filósofo, Cientista Social e especialista em Ação Cultural. Diretor Regional do Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Rede Nossa São Paulo, Conselho Nacional de Política Cultural, Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio, Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo, Fórum de Educação e Cultura Contemporânea. É membro da Art for the World, com sede na Suíça.
(Foto: Jean Paz)

Marlen Mouliou

Marlen Mouliou

Professora Assistente de Museologia na Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas - NKUA (Faculdade de História e Arqueologia) e Coordenadora Científica do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Museu, NKUA. Por 16 anos, ela trabalhou como arqueóloga no Ministério Helênico da Cultura. No ICOM, atuou como secretária e presidente do Comitê Internacional para as Coleções e Atividades dos Museus das Cidades (CAMOC, 2010 2016). Atualmente é coordenadora do projeto Migração: Cidades / (im) migração e cidades de chegada (Mouliou, Leme e van Dijk 2017). Desde 2016, tem atuado como membro do Painel de Juízes do Prêmio do Museu Europeu do Ano e Vice-Presidente do UNIVERSEUM (European Academic Heritage Network).
(Foto: Acervo Pessoal)

Pré-requisito

Inscrições no Processo Seletivo: 29/4 à 10/6.

Critérios de Seleção
Profissionais da área de museus, patrimônio, direitos humanos, saúde, cultura e educação; estudantes e pesquisadores de graduação e pós–graduação; ativistas e interessados no tema.

Ficha de Inscrição
Enviar para o e-mail: workshop2019@cpf.sescsp.org.br os seguintes dados:

Dados Pessoais
Nome Completo
RG ou CPF
Data de Nascimento
Endereço Residencial
Telefones para contato
E-mail
Currículo Vitae (2 páginas)
Carta de Motivação (1 página)

Data

01/07/2019 a 06/07/2019

Dias e Horários

Segunda a Sábado, 10h às 18h.

Inscrições no Processo Seletivo: 29/4 à 10/6.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira

Inscreva-se agora