Atividades

Patrimônio e Memórias de Sofrimento em Tempos de Pandemia

Curso On-Line
Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura: patrimônio e memórias de sofrimento em tempos de pandemia

Voltar para o início Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura: patrimônio e memórias de sofrimento em tempos de pandemia

Programa

Reconhecendo as instituições patrimoniais, de memória e de cultura como agentes de transformação social, a 6ª edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura abordará o tema Patrimônio e Memórias de Sofrimento em Tempos de Pandemia.

Neste workshop, discutiremos como os museus e outros patrimônios, cultura e locais de memória da América Latina têm contribuído, por um lado, para a preservação e difusão de memórias de sofrimento, resistência e repressão durante a pandemia e, por outro, para desenvolver novas ações e ferramentas para trabalhar com memórias difíceis em contextos de pandemia.

Para esta edição, Patrimônio e Memórias de Sofrimento em Tempos de Pandemia, representantes de museus e centros de memória e cultura do Brasil e de diversos países da América Latina se reunirão para discutir e trocar experiências sobre a preservação e divulgação de memórias de sofrimento em tempos de pandemia e ações e novos modelos de trabalho de memória na cena virtual em contextos pandêmicos e pós-pandêmicos.

Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura é organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, pelo Museu da Pessoa, com consultoria do pesquisador Mathieu Viau – Courville, da Universidade de Lorraine-Metz.

Programação:

18/10
14h – 14h30- Abertura Institucional.

14h30 – 16h30 – Conferência de Abertura: Histórias Cruzadas na Pandemia – as experiências da América Latina.
Com Christian Dunker (USP).

19/10
14h – 15h30 – Mesa 1: Museologia e direitos humanos no contexto de pandemia.
Com Museo Sitio de Memoria - ESMA (Argentina) e Memorial da Resistência (Brasil).
Mediação: Marília Bonas.

15h30 às 15h45 – Intervalo

15h45 – 17h15 – Mesa 2: Direito à memória: revelando histórias de sofrimento no contexto de pandemia.
Com Museo de la Memoria y los Derechos Humanos (Chile) e Instituto Vladimir Herzog (Brasil).
Mediação: Paulo Endo.

20/10
14h – 15h30 – Mesa 3: Ações culturais na pandemia em territórios marcados pelas desigualdades.
Com Museo Casa de La Memoria (Colômbia) e SESC Ipiranga (Brasil).
Mediação: Solange Ferraz.

15h30 às 15h45 – Intervalo

15h45 – 17h15 – Mesa 4: Memória, museus e virtualidade na pandemia.
Com Lugar de la Memoria, la Tolerancia y la Inclusión Social (Peru) e Museu da Pessoa (Brasil).
Mediação: Gilson Schwartz.
Encerramento


Instituições Participantes
 
-Sesc São Paulo, mantido pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços, o Sesc - Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. Sua base conceitual é a Carta da Paz Social e sua ação é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde a criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social.
 
-Museu da Pessoa, é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida aberto à participação de toda pessoa. Fundado em 1991, o Museu da Pessoa acredita que contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar seu jeito de ver o mundo.  
 
-Museo Sitio de Memoria - ESMA, a ESMA foi um dos mais importantes centros de detenção, tortura e extermínio implantados pela última ditadura cívico-militar na Argentina entre 1976 e 1983. O objetivo do Espaço Memória é contribuir para a compreensão de como o terrorismo de Estado foi planejado e executado na Argentina e suas consequências na atualidade, para ajudar a consolidar uma cultura democrática e o pleno exercício dos direitos humanos.
 
-Memorial da Resistência de São Paulo, tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da ditadura civil-militar. Realizando este trabalho por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas. O trabalho é norteado pela defesa da cidadania, da democracia e dos direitos humanos.
 
-Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, é um espaço destinado a dar visibilidade às violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado do Chile entre 1973 e 1990; dignificar as vítimas e suas famílias; e estimular a reflexão e o debate sobre a importância do respeito e da tolerância, para que esses eventos nunca se repitam.
 
-Instituto Vladimir Herzog, o IVH é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985. Com doze anos de existência, a instituição tem como missão trabalhar com toda a sociedade pela defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão.
 
-Museo Casa de La Memoria, criado em 2006 - a partir de uma iniciativa do Programa de Atenção às Vítimas da Prefeitura de Medellín - com o objetivo de contribuir desde o exercício da memória em cenários de diálogos abertos e plurais, críticos e reflexivos. É um espaço no coração da cidade onde as memórias do conflito armado que vive o país têm um lugar físico e simbólico, a partir do qual pretendemos atuar na transformação cultural que tanto almeja a Colômbia.  
 
-Lugar de la Memoria, la Tolerancia y la Inclusión Social, o LUM é um espaço do Ministério da Cultura que oferece atividades culturais, aprendizagem, pesquisa e comemoração para dialogar em torno de questões de direitos humanos, com foco no período de violência 1980-2000 no Peru, iniciado por grupos terroristas. O LUM acolhe a diversidade de vozes e rostos que vivenciaram a violência no período 1980-2000, e busca a convivência entre as várias memórias, para aprendizagem mútua.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Gilson Schwartz

Gilson Schwartz

Professor livre-docente em Economia do Audiovisual no departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP. Criou o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” no Instituto de Estudos Avançados da USP.
(Foto: Acervo pessoal)

 

Solange Ferraz de Lima

Solange Ferraz de Lima


Doutora em História Social pela USP. É docente da mesma universidade, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga). Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultural Material e Cultura Visual.
(Foto: Acervo pessoal)


Paulo Cesar Endo

Paulo Cesar Endo

Psicanalista, professor Livre-docente do Instituto de Psicologia da USP e do Programa Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas-FFLCH/USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marilia Bonas

Marilia Bonas

Mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É diretora do Comitê Brasileiro do Conselho Intern. de Museus, diretora técnica do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa.

(Foto: Acervo Pessoal)

Christian Ingo Lenz Dunker

Christian Ingo Lenz Dunker

Psicanalista, professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP. Analista Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.
(Foto: Itamar Jr)

Data

18/10/2021 a 20/10/2021

Dias e Horários

Segunda a Quarta, 14h às 17h30.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 14/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis