Curso Presencial
Workshop Memorial antigo Doi-Codi: o museu-memorial que queremos
Voltar para o início
Programa
O ano de 2023 teve um marco importante na história dos museus comunitários brasileiros com as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho (GT) Memorial Doi-Codi, reconhecido em junho de 2024 como Ponto de Memória pelo Ibram, com a realização conjugada de pesquisa arqueológica histórica, forense e atividades de arqueologia pública.
Considerando que 2024 marcou os 60 anos do golpe de 1964 que instalou uma ditadura por 21 anos no Brasil, o GT Memorial Doi-Codi avança com os resultados da pesquisa arqueológica e quer debater com um público amplo, diverso e interessado qual museu-memorial queremos ver instalado naqueles edifícios que contam tantas histórias sobre o Brasil do passado, mas sobretudo do presente.
Neste sentido, o workshop propõe mesas de debate e grupos de trabalhos voltados para analisar experiências e aprofundar reflexões que contribuam no processo de construção do futuro museu-memorial no antigo DOI-CODI.
*No dia 08/02, das 10h às 13h, a equipe do GT Memorial Doi-Codi oferecerá uma visita mediada ao espaço do antigo DOI-CODI, na Rua Tutóia nº 921, a todos os inscritos no workshop (opcional).
Programação
10h30 às 11h15 - Mesa de abertura - A luta pela "obrigação de fazer" o Memorial Doi-Codi.
Com Eduardo Valério, Maurice Politi e Flávio de Leão Bastos Pereira.
11h15 às 13h00 - Conferência: Experiências de musealização de lugares de memória da ditadura.
- A intervenção arquitetônica na instalação do Museo Sítio de Memoria ex-Esma (Argentina)
Com Mayki Gorosito.
- Apropriação e legitimidade na criação coletiva do Londres 38 - Espacio de Memórias (Chile)
Com Macarena Silva.
- Novas perspectivas sobre o Memorial da Resistência a 15 anos de sua inauguração.
Com Ana Pato.
13h às 14h30 Intervalo
14h30 às 14h50 - Apresentação do Projeto Fotográfico Nos silêncios do passado presente resistem os gritos desaparecidos.
Com Eder Martins
14h50 às 17h - Apresentação da Proposta das Mesas de Trabalho do Workshop
Com Deborah Neves
Mesas de Trabalho dos Programas Museológicos:
1. Acervo - Júlia Gumieri
2. Espaço - Renato Cymbalista
3. Museografia - Marília Bonas
4. Educativo - Aureli Alcântara
17h às 18h - Apresentação dos Resultados das Mesas de Trabalho
18h - Encerramento
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Foto de Eder Martins
Palestrantes
Julia Gumieri
Historiadora e mestre em História Social pela USP. Trabalhou como pesquisadora em instituições museológicas e universitárias de Belo Horizonte e São Paulo. Foi membro da Comissão da Verdade da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Deborah Neves
Pesquisadora de pós-doutorado da Unifesp com bolsa Fapesp. Coordenadora do Ponto de Memória GT Memorial DOI-Codi e doutora em história e especialista em patrimônio cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)
Renato Cymbalista
Arquiteto e urbanista, professor livre docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e diretor de Direitos Humanos e Políticas de Memória Justiça e Reparação da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. É o organizador do Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marilia Bonas
Eder Martins
Fotógrafo e historiador. Mestre em história social pela PUC-SP e pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Claudia Regina)
Eduardo Valério
Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Procurador de Justiça Criminal. Ex Promotor de Justiça de Direitos Humanos de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maurice Politi
Fundador e diretor administrativo do Núcleo de Preservação da Memória Política e ex-preso político durante a Ditadura.
(Foto de Felipe L. Gonçalves)
Flávio de Leão Bastos Pereira
Representante do Núcleo da Memória da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Doutor em Direito, com pós-doutorado em Direitos Humanos, membro convidado para criação da Comissão Nacional Indígena da Verdade (MPF, UNB, ITR e APIB).
(Foto: Acervo Pessoal)
Mayki Gorosito
Diretora executiva do Museo Sitio de Memoria ESMA. Liderou o processo de incorporação do Museo Sitio a lista do Patrimonio Mundial da UNESCO e a do Patrimônio Cultural do MERCOSUL.
(Foto: Acervo Museu Sitio de Memoria ESMA)
Macarena Silva
Coordenadora e gestora administrativa do Londres 38 - Espacio de Memórias. Arquiteta, com formação em antropologia e patrimônio, é coautora do projeto do memorial e das pesquisas associadas a lugares de memória.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ana Pato
Curadora, pesquisadora e diretora técnica do Memorial da Resistência de São Paulo. É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina.
(Foto de Julio Kohl)
Aureli Alcântara
Historiadora, especialista em museologia e mestre em arqueologia pela USP. Coordena o Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/02/2025 a 15/02/2025
Dias e Horários
Sábado, das 10h30 às 18h
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/1, até o dia 15/2.
Enquanto houver vagas.