Atividades

Reflexões sobre a mídia e o suicídio

13 Reasons Why e o efeito Werther

Voltar para o início 13 Reasons Why e o efeito Werther

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Precisamos falar sobre o suicídio. Tanto que o lema da campanha de prevenção do suicídio do ano passado foi: "falar é a melhor solução".

Por outro lado, a preocupação de que a publicação de notícias e imagens relacionadas ao suicídio possa gerar um efeito imitativo, também conhecido como "Efeito Werther", induzindo atos suicidas subsequentes, impacta na maneira como a mídia trata o assunto, dificultando seu debate.

Há indícios que corroboram essa preocupação, especialmente na mídia impressa, mas também em telejornais e documentários. Mas e a ficção? Ela pode ser uma forma de falar sobre o suicídio ou filmes e séries como "13 Reasons Why" também podem levar outras pessoas a cometer suicídio?

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Esta atividade será transmitida ao vivo pelo Facebook do Sesc em São Paulo.


(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Rodrigo Ferrari

Rodrigo Ferrari

Mestre em Ciências pela FIOCRUZ com a dissertação "O suicídio no cinema: os filmes de ficção e o problema da prevenção". Foi professor de roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e roteirista das séries de TV "A Garota da Moto" (SBT e FoxLife), "Copa Hotel" (GNT), "Quase Anônimos", "Open Bar" e "Os Gozadores" (Multishow).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/05/2017 a 04/05/2017

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis